09/03/2018 16h14

Assédio moral e sexual é tema de palestra no Idaf

Debate e cinema. Essa foi a programação especial que o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) preparou para os servidores por ocasião do Dia Internacional da Mulher (8 de março). O encontro aconteceu na quinta (08) e na sexta-feira (09), reunindo aproximadamente 40 participantes.

A palestra “Assédio Moral e Sexual no Ambiente de Trabalho” foi ministrada pelo psicólogo Cleilson Teobaldo dos Reis, mestre em Psicologia Institucional com experiência em Políticas Públicas Sociais.

Na ocasião, Cleilson destacou a importância do respeito às diferenças. “O valor de cada ser humano está exatamente em sua diversidade. Nosso desafio cotidiano é olhar cada sujeito como único e pensar nossas perspectivas para além de nós mesmos, sem desqualificar o outro. A luta das mulheres é uma bandeira que tem que ser de cada um de nós e não apenas neste momento, mas em nosso dia a dia. Precisamos refletir sobre como esse debate pode repercutir nas nossas relações, seja como esposa, esposo, filho, pai ou profissional. Precisamos construir relações solidárias, respeitosas e que considerem o outro, de fato, como sujeito e não como objeto”, comentou.

Para a assistente social do Idaf, Grazieli Galvani Mariano Cardozo, esta é uma oportunidade para refletirmos sobre nossas ações e nossos comportamentos. “Precisamos repensar piadas que podem ter conotação preconceituosa, as mensagens que publicamos nas redes sociais e mesmo nossa postura, tanto em sociedade quanto no ambiente de trabalho. Os assédios moral e sexual decorrem de práticas que violam a ética, a cidadania e o respeito”, disse.

Cinema

Para fechar as comemorações, os servidores contaram com uma sessão de cinema, com direito a pipoca e refrigerante, onde assistiram ao filme “Estrelas além do tempo”.

O longa-metragem, dirigido por Theodore Melfi, conta a história de três mulheres negras que trabalharam na Nasa na época em que as leis de segregação racial ainda estavam em vigor nos Estados Unidos.

Tels: (27) 3636-3774/ 9 9946-7504