11/08/2017 15h25

Idaf participa de encontro para fortalecimento da pecuária em Alto Rio Novo

O Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) marcou presença no encontro “Estratégias para o Fortalecimento da Pecuária”, promovido pela Secretaria Municipal de Agricultura de Alto Rio Novo, no Noroeste do Estado, nesta sexta-feira (11).

 

O médico veterinário do Instituto Fábio Augusto Canesin Filho foi responsável pela apresentação da palestra sobre raiva e vacinação. “O objetivo foi esclarecer aos produtores a importância de prevenir a doença com a vacinação periódica do rebanho. A raiva é fatal e também coloca em risco a vida de quem manipula animais doentes e pode se expor ao vírus causador da doença, por isso, é fundamental adotar os cuidados necessários”, explicou.

 

Durante o evento também foram abordados assuntos como “Reprodução da Pecuária Leiteira” e “Qualidade do Leite e Controle de Mastite”.

 

Entrega de títulos

 

Na ocasião, o Idaf entregou títulos de legitimação de terras devolutas a nove famílias da região. De acordo com o engenheiro agrônomo do Idaf Marcelo Araújo de Souza, a posse do documento é fundamental para esses produtores. “Os posseiros passarão a ter acesso às políticas públicas de moradia, crédito e outros programas sociais, além de terem segurança jurídica sobre suas terras”, disse.

 

Além do título da terra, os produtores, que são todos agricultores familiares, também foram inscritos no Cadastro Ambiental Rural (CAR) com o apoio do Idaf. O cadastro é obrigatório para todos os imóveis rurais.

 

Terras devolutas


As terras devolutas são terras públicas que não foram registradas nem estão sob a posse do poder público. A maioria está ocupada desde a época da colonização. O fato de não haver o registro no nome do ocupante não caracteriza que elas sejam devolutas, devendo o poder público comprovar a existência e a propriedade das terras.

 

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação/Idaf

Francine Castro

Tels: (27) 3636-3774 / 9 9946-7504

comunicacao@idaf.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard