31/10/2019 14h02

Idaf participa de reunião extraordinária do Fonesa na Bahia

O diretor-presidente do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), Mário Louzada, participa da reunião extraordinária do Fórum Nacional dos Executores de Sanidade Agropecuária (Fonesa) nesta quinta-feira (31). O encontro acontece no auditório da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), em Salvador.

A reunião busca promover a troca de informação entre as entidades estaduais de defesa agropecuária no controle da Peste Suína Clássica (PSC), após a identificação recente de um novo foco da doença no município de Traipu, na região do agreste de Alagoas, próximo da divisa com Sergipe.

Mário Louzada, que também é presidente do Fonesa, ressalta a participação de todos os entes federativos e do Governo Federal na busca de soluções para impedir o avanço da doença.

“A importância da suinocultura para a economia do país é indiscutível, uma doença como a PSC pode afetar negativamente a economia do País e dos estados produtores. É importante a participação do Governo Federal e de todos os estados na busca de soluções para esse grave problema, mesmo os localizados em áreas livres da doença”, disse Louzada.

A exportação de derivados da suinocultura teve um crescimento de 41% em 2019, em comparação ao volume exportado em 2018. O principal motivo desse aumento foi a demanda da China, país que hoje sofre com uma epidemia da doença.

Com outros 13 estados, o Espírito Santo recebeu a certificação internacional como área livre de peste suína clássica durante Assembleia Geral da Organização Mundial da Saúde Animal (OIE) realizada em 2016 em Paris, na França.

Sobre a PSC

A Peste Suína Clássica é uma enfermidade contagiosa causada por vírus que pode ser fatal aos suínos. A doença causa sérios prejuízos pela facilidade de disseminação e alto índice de mortalidade. Os principais sintomas são febre alta, hemorragias, regiões avermelhadas, entre outras. Em alguns casos, também está diretamente relacionada a distúrbios reprodutivos em suínos. A PSC não é uma zoonose, ou seja, não é transmitida para os seres humanos.

O Fonesa

Criado em 2000, o Fonesa é formado por entidades de defesa agropecuária de todo o País e tem como principal finalidade promover a permanente articulação entre os órgãos, objetivando o desenvolvimento harmônico e integrado das ações de sanidade animal, vegetal e inspeção higiênico-sanitária e tecnológica dos produtos de origem animal e vegetal.

Texto: David A. Monteiro

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação/Idaf

Francine Castro / David A. Monteiro

(27) 3636-3774 / (27) 98163-0601

comunicacao@idaf.es.gov.br

www.idaf.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard