11/05/2018 14h01

Idaf promove 7º Encontro Anual de Orientação ao Estágio

Aptidão, formação acadêmica e escolha profissional. Esses foram alguns dos temas abordados durante o 7º Encontro Anual de Orientação ao Estágio, que reuniu supervisores e estagiários do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf). O encontro aconteceu nessa quinta-feira (10), em Vitória.

 

A palestra foi ministrada pela psicóloga Daniella Chamone, consultora de Recursos Humanos e coordenadora de Atração e Retenção de Talentos da Selecta Instituto de Psicologia, empresa especializada em gestão de pessoas.

 

No período da manhã, os estudantes de ensino superior e técnico tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a construção de uma carreira profissional de sucesso na formação escolhida. À tarde, foi a vez dos alunos do ensino médio, que se apropriaram de temas como Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e escolha profissional.

 

Segundo o diretor administrativo e financeiro do Idaf, Getúlio Darcy Pries, o Idaf conta com uma política de educação profissional em consonância com o Programa Jovens Valores (PJV) do Governo do Estado. “É fundamental promover esses encontros, propiciando integração e conhecimento aos nossos estagiários”, destacou.

 

Segundo a psicóloga do Idaf, Flávia Santos, “os encontros de orientação acontecem anualmente e além de promoverem a integração entre os estagiários, muitas vezes distantes fisicamente, também é uma oportunidade de reflexão para os supervisores, que têm papel preponderante na orientação e condução das atividades dos estudantes.”

 

Na prática

 

Para a estudante Marcela Damaceno Martins, que cursa o 3º ano do Ensino Médio e estagia na Gerência Financeira do Idaf, a palestra foi esclarecedora. “Abriu minha visão pra possíveis escolhas do futuro, incentivando a conclusão dos estudos e a dedicação ao Enem para conseguirmos uma bolsa na faculdade, por exemplo, e mesmo uma profissão. Foi muito bom ouvir opiniões diferentes e sempre com respeito. Me senti motivada a buscar meus sonhos e acreditar em minha própria capacidade”, refletiu.

 

A estagiária da Gerência de Recursos Humanos, Ana Cristina Siqueira, destacou que o aspecto da organização foi o que mais chamou atenção. “Às vezes somos um pouco desorganizados e foi importante chacoalhar para isso. O compromisso com a faculdade é essencial, além de focar num plano de carreira de sucesso”, disse. Ana Cristina é estudante do 7º ano de Psicologia.

 

Jovens Valores

 

O “Jovens Valores” é um programa da Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos (Seger), criado em julho 2009, que oferece oportunidades de estágio em diversos órgãos da Administração Pública Estadual. O diferencial deste programa está no processo de seleção dos estudantes, que utiliza dois critérios: o mérito e, principalmente, os aspectos sociais.

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação/Idaf

Francine Castro

Tel.: (27) 3636-3774

comunicacao@idaf.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard