10/08/2017 14h11

Servidores do Idaf participam de elaboração de livro sobre café conilon

Os engenheiros agrônomos do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) Fábio Altoé Marinato e Ronaldo de Almeida participaram, nesta quinta-feira (10), em São Mateus, do lançamento do livro do "6º Simpósio do Produtor de Conilon". Eles são autores do capítulo "Produção de mudas de café conilon: aspectos técnicos e legais".

 

Segundo Marinato, é essencial que, ao adquirir mudas, o produtor observe sempre esses dois aspectos. “Ele precisa certificar-se de que a muda foi tecnicamente bem preparada e terá, portanto, o rendimento esperado. Além disso, é fundamental que também tenham sido respeitados os parâmetros legais, como o cadastro do viveiro junto aos órgãos competentes, como Ministério da Agricultura e Idaf”, disse.

 

Ronaldo de Almeida explica que a aquisição de mudas produzidas de forma ilegal é passível de autuação por parte do Idaf. “Além das sanções legais, é importante que o produtor tenha em mente que essas mudas podem acarretar prejuízo para sua própria lavoura, afinal, não há garantia de que as plantas estão livres de possíveis pragas, podendo, assim, contaminar tanto sua propriedade quanto as áreas do entorno”, alertou.

 

O simpósio

 

O 6º Simpósio do Produtor de Conilon acontece no Auditório Central do Centro Universitário Norte do Espírito Santo (Ceunes).  A coordenação é do professor do Departamento de Ciências Agrárias e Biológicas (DCAB) do Centro, Fábio Luiz Partelli, em parceria com a empresa júnior de Agronomia da Universidade, a Projagro.

 

Com o tema “Gestão e manejo com sustentabilidade”, este ano o evento propõe discutir sobre o equilíbrio e o planejamento da cafeicultura, com palestras associadas ao manejo da produção. O simpósio é destinado a agricultores da região, técnicos do segmento e estudantes do curso de Agronomia, incentivando a integração entre a comunidade acadêmica e a população local.

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação/Idaf

Francine Castro

Tels: (27) 3636-3774 / 9 9946-7504

comunicacao@idaf.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard