Instruções de coleta de amostras

1. O frasco com tampa azul é para análise de Contagem Bacteriana Total (CBT) e o de tampa vermelha é para análise de Contagem de Células Somáticas (CCS) e Composição do leite. Observar sempre se o conservante está presente no frasco.

2. A coleta deve ser realizada após uma boa homogeneização do recipiente com o leite. Se a coleta for feita de um latão, homogeneizar com agitador manual ou concha devidamente higienizados por, no mínimo, 10 segundos. Se a coleta for feita de um tanque, ligar o homogeneizador do resfriador por, no mínimo, 5 minutos.

3. Sempre iniciar as coletas pelas amostras de CBT.

4. Identificar os frascos corretamente (com números ou nomes, fica a critério do responsável pela coleta) e relacionar na ficha de coleta de amostras.

Ficha de coleta de amostras: Download

5. Coletar o leite e encher o frasco acima da segunda marca e abaixo da terceira marca. NUNCA encher o frasco acima da terceira marca para não comprometer a análise.

6. Assim que o frasco estiver cheio, tampar corretamente e homogeneizar, de modo que o comprimido no interior do frasco se dissolva e o leite adquira a coloração referente (azul para CBT e laranja para CCS).

7. Colocar imediatamente o frasco em recipiente com gelo ou na geladeira. A temperatura ideal é em torno de 3 °C (não pode estar acima de 8 °C nem abaixo de 2 °C). Nunca congelar as amostras.

8. Após coletar todas as amostras do dia, voltar aos frascos iniciais e homogeneizar novamente para garantir que todos os comprimidos com os conservantes foram dissolvidos corretamente.

9. As amostras têm validade de 7 dias, a contar da data de coleta. Lembrando que o funcionamento do laboratório é de segunda a sexta-feira de 8h às 17h.

10. Encaminhar todas as amostras em isopor com gelo para o laboratório. Não utilizar gelo solto no isopor para não haver risco de estragar a identificação das amostras. O ideal é que se utilize gelo reciclável.

Outras considerações:

  • Não coletar diretamente do teto do animal.
  • Se o objetivo for coleta individual de leite (um animal específico), utilizar o leite obtido ao final da ordenha desse. Somente proceder à coleta do leite após o final da ordenha daquele animal.
  • Não coletar direto da torneira do resfriador – utilizar uma concha coletora.
  • Lembrar-se de higienizar corretamente os utensílios que entrarão em contato com o leite para que não contaminem as amostras, especialmente as de CBT.
  • Amostras coaguladas, com pouco leite ou muito leite nos frascos e com sujidades não serão analisadas.
  • Em caso de outras dúvidas, entrar em contato com a responsável técnica ou um dos técnicos do Laboratório de Análise da Qualidade do Leite do Idaf. Estaremos à disposição para quaisquer esclarecimentos. 
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard