Certificado Fitossanitário de Origem (CFO) e CFO Consolidado (CFOC)

>> Habilitação de responsável técnico para emissão de CFO e CFOC

O que é Certificado Fitossanitário de Origem (CFO)?

É o documento obrigatório para atestar a condição de sanidade de vegetais (como frutas e mudas) sujeitos à certificação desde a origem dentro de um mesmo Estado, também necessário para emissão da Permissão de Trânsito de Vegetais.

Qual a importância do CFO?

Possibilita o comércio e trânsito dos vegetais que estão sob controle sanitário. Essa exigência objetiva assegurar que os vegetais produzidos tiveram um acompanhamento técnico na lavoura e a rastreabilidade dos vegetais.

Como emitir o CFO?

É necessário contratar um Responsável Técnico - RT (engenheiro agrônomo habilitado para emissão de CFO) que deverá cadastrar a lavoura, junto ao Idaf, como Unidade de Produção (UP). Apenas a partir de Unidades de Produção pode-se emitir o Certificado Fitossanitário de Origem.

O que é uma Unidade de Produção (UP)?

É uma lavoura cadastrada no órgão estadual de defesa sanitária (Idaf) e monitorada por um responsável técnico habilitado a atestar sua sanidade.

Como cadastrar uma Unidade de Produção?

O RT da propriedade deve ter cadastro no SIMLAM, através do link, http://simlam.idaf.es.gov.br/portal/, efetuar o cadastro do projeto digital no SIMLAM, imprimir, assinar, assinaturas com firmas reconhecidas, quando necessário, e protocolar no IDAF toda documentação solicitada no roteiro orientativo da atividade Inscrição de Unidade de Produção – UP.

Qual é o prazo de validade do CFO?

O documento é válido por até 30 dias.

Fique atento:

  • Adquira mudas apenas de viveiros registrados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
  • Faça periodicamente a limpeza adequada das caixarias, veículos, máquinas e materiais de colheita em sua propriedade rural.
  • Evite o trânsito de pessoas e veículos dentro das lavouras.
  • Utilize apenas caixas novas de madeira, caixas plásticas higienizáveis ou caixas de papelão para o transporte da banana.
  • Transporte apenas vegetais com CFO e evite transtornos.
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard