12/06/2018 09h35 - Atualizado em 14/06/2018 10h08

Espírito Santo sedia debate sobre retirada de vacinação contra febre aftosa

O Espírito Santo recebe esta semana a 1ª reunião do bloco IV sobre o Plano Estratégico do Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa (Pnefa) 2017 – 2026. O encontro começa nesta terça (12) e segue até quinta-feira (14), no auditório do Centro do Comércio de Café de Vitória, reunindo os serviços veterinários oficiais e o setor produtivo dos Estados envolvidos.

De acordo com o gerente de Defesa Sanitária e Inspeção Animal do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf/ES), Fabiano Fiuza Rangel, a escolha do Estado para sediar a reunião demonstra a credibilidade no trabalho que vem sendo desenvolvido pelo serviço veterinário oficial local, seja por meio do Idaf ou da Superintendência Federal da Agricultura (SFA-ES), e também pelo setor produtivo. “Este será o momento para discutir o processo de retirada da vacinação contra febre aftosa. Atualmente, o Espírito Santo tem o status de livre da doença com vacinação. A previsão é que o procedimento não seja mais obrigatório a partir de 2021. As zonas livres estão sendo implantadas gradativamente em todo o país, seguindo as diretrizes estabelecidas pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE)”, explicou Fiuza.

“Este plano está sendo difundido em âmbito nacional e internacional, ou seja, provavelmente repercutirá nas relações comerciais de exportação. Por isso, é fundamental que cada estado faça seu dever de casa e que tanto segmento público quanto privado estejam comprometidos com as ações que levarão à retirada da vacinação”, disse o diretor do departamento de Saúde Animal do Ministério da Agricultura, Guilherme Henrique Figueiredo Marques.

Segundo a responsável pelo Programa de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa na SFA-ES, Alba Said, este é um projeto para o país. “Os estados que integram cada bloco devem trabalhar em conjunto para superar os obstáculos e vencer os desafios, cumprindo cada qual o seu respectivo cronograma”, pontuou.

Os estados que compõem o bloco IV são: Bahia, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Sergipe e Tocantins.

Cobertura vacinal

Na campanha de vacinação contra febre aftosa realizada em novembro de 2017, o Idaf registrou a comprovação de 1.872.013 animais (97,02%) vacinados em todo o estado. Na ocasião, foram imunizados bovinos e bubalinos de todas as faixas etárias.

Clique aqui e confira a programação completa: https://idaf.es.gov.br/Media/idaf/Noticias%20-%20imagens/DDSIA/Programa%C3%A7%C3%A3o%20Reuni%C3%A3o%20Bloco%20IV_junho_2018.pdf

Francine Castro/ Denys Lobo

Texto: Francine Castro