04/07/2012 08h17 - Atualizado em 05/07/2016 17h43

8ª Feira da Agricultura começa nesta sexta-feira (06)

4 de julho de 2012

A oitava edição da Feira da Agricultura Familiar e Reforma Agrária do Espírito Santo (8ª Feafes) será realizada entre os dias 6 e 8 de julho, na Praça do Papa, em Vitória-ES. A realização é da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Estado do Espírito Santo (Fetaes), com parceria do Governo do Espírito Santo, por intermédio da Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes) e Bandes.

Considerada o grande encontro do campo com a cidade, a atividade concentra diversas associações e cooperativas de produtores rurais de diversos municípios do Estado para exposição e comercialização de produtos característicos da agricultura familiar capixaba, como café orgânico, frutas, vinhos, licores, doces, pães, flores, verduras, legumes, hortaliças, defumados, artesanatos, comidas típicas, dentre outros.

Além disso, serão realizadas atividades de cidadania, encontro de negócios, apresentações culturais e shows regionais. Ainda, haverá praça de alimentação com comidas típicas e os estandes oferecerão aos visitantes produtos para degustação.

Segundo a Fetaes, a expectativa é receber durante os três dias de feira mais de 50 mil visitantes. Para atender a esse público serão montadas mais de 120 barracas, com cerca de 300 expositores de aproximadamente 45 municípios capixabas. A entrada é franca.

A agricultura Familiar no Espírito Santo

- Das 84 mil propriedades rurais, 67 mil (80%) são da agricultura familiar;
- Dos 317 mil postos de trabalho na agricultura capixaba, 207 mil (54%) estão na agricultura familiar;
- 36% da área total agrícola no Estado;
- 44% do total do valor bruto da produção agrícola são da agricultura familiar;
- Na produção agrícola capixaba, a agricultura familiar é responsável por: 52% do café, 78% do artesanato, 43% do leite, 70% do turismo rural.

06/07/12 – Sexta-feira
16h - Abertura dos estandes
18h - Cerimônia oficial de abertura da 8ª Feafes
20h - Apresentação cultural