A técnica do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) Dalila da Costa Gonçalves teve seu artigo “Avanços recentes e perspectivas futuras dos óleos essenciais no controle de Colletotrichum spp.: uma alternativa sustentável no tratamento pós-colheita de frutas” publicado, na última sexta-feira (29), na plataforma Sciente Diretc, pela revista Food Research International.
Doutoranda em Agronomia pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Dalila Gonçalves contou que o objetivo do artigo foi divulgar tecnologias emergentes e sustentáveis para controle de doenças em frutas. “O trabalho abordou os principais aspectos de obtenção, uso, formas de aplicação, mecanismos de ação, particularidades e eficácia antimicrobiana dos óleos essenciais na preservação de alimentos em pós-colheita. Na fruticultura, estima-se que mais de 50% da produção pode ser perdida entre a colheita e o consumidor final devido a doenças causadas por fungos. O grande desafio está em identificar a melhor forma de reduzir perdas no processo produtivo, sem que haja impactos à saúde humana e ao meio ambiente”, explicou.
O diretor-presidente do Idaf, Mário Louzada, parabenizou a servidora pela iniciativa e pelo conteúdo do trabalho. “Nossos servidores confirmam cada vez mais o potencial que temos disponível em nosso órgão. Esperamos que todo esse conhecimento possa ser amplamente divulgado e aproveitado pelos produtores, oportunizando o aumento de produtividade e benefícios ao meio ambiente”, pontuou.
Dalila Gonçalves contou ainda que essas pesquisas são importantes para que cheguem ao produtor rural tecnologias que contribuam para sua produção em meio às adversidades. “Os óleos essenciais, extraídos de plantas, estão sendo explorados com potencial de aplicação como pesticidas biorracionais, comercialmente úteis para a preservação de alimentos, reduzindo, assim, o uso excessivo de fungicidas sintéticos e contribuindo para a produção sustentável e a segurança dos alimentos globais”, disse.
O trabalho de Dalila está disponível na versão on-line pelo link https://authors.elsevier.com/a/1d~u~_LwpDPtGo. A Food Research International é uma revista da editora Elsevier, atualmente uma das mais prestigiadas internacionalmente quanto ao tema de produção e segurança alimentar, sendo classificada com ‘A1’, categorização mais elevada que um periódico pode receber pelo Qualis Periódicos, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
Texto: Francine Castro
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Idaf
Francine Castro/ Rafaely Lyra Walter
(27) 99237-5308
ascom@idaf.es.gov.br