07/05/2014 06h30 - Atualizado em 05/07/2016 18h53

Agentes de saúde de Iúna e Ibatiba recebem capacitação do Idaf

07 de maio de 2014



O Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), órgão vinculado à Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), promoveu uma capacitação para os agentes de saúde dos municípios de Iúna e Ibatiba, na última terça-feira (06).

Aproximadamente 80 profissionais foram orientados sobre os cuidados com produtos agrotóxicos e sobre zoonoses (doenças transmitidas para o homem através dos animais), como brucelose e tuberculose.

O chefe do escritório do Idaf em Iúna, Michell Bahia Dutra Emerick, explica que o objetivo é que os agentes de saúde atuem como multiplicadores. “Cerca de seis mil famílias, a maioria da zona rural, são atendidas mensalmente por esses profissionais e, por isso, essa parceria com a Secretaria de Saúde dos municípios é fundamental para ampliar o alcance das informações”, diz.

Zoonoses

A brucelose e a tuberculose são doenças contagiosas, causadas por bactéria, que atingem bois, búfalos, porcos, entre outros, podendo ser transmitida aos seres humanos. O médico veterinário do Idaf, Luiz Henrique de Azevedo, explica que “os seres humanos podem ser acometidos por essas doenças ao consumirem leite cru ou mal fervido e seus derivados ou ao manipular os animais doentes durante o parto.”

Agrotóxicos

O engenheiro agrônomo do Instituto, Justino Marcos Marquezine, que abordou o tema “Agrotóxicos”, lembrou sobre a importância de adotar os cuidados durante a aplicação desses produtos. “Durante a preparação da calda, por exemplo, é essencial proteger bem a pele, principalmente mãos e braços, e usar os equipamentos de proteção individual. A abertura das embalagens também deve ser feita com bastante cuidado para evitar respingos, derramamento do produto ou levantamento de pó”, orienta.




Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Idaf
Francine Castro
Tel: (27) 3636-3774/ 9 9946-7504
comunicacao@idaf.es.gov.br
www.idaf.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard