18/04/2013 05h47 - Atualizado em 05/07/2016 17h59

Agrônomos do Idaf participam de oficina de comunicação em defesa sanitária vegetal no Sul do Estado

17 de abril de 2013

Quinze engenheiros agrônomos do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) estão reunidos nesta quarta-feira (17) para participar da oficina "Comunicação em Defesa Sanitária e Inspeção Vegetal", que acontece em Alegre. O objetivo é alertar para a importância da comunicação eficaz com os produtores nos trabalhos de defesa sanitária e inspeção vegetal realizados pelo Instituto.

Durante a manhã, o pedagogo do Idaf, Mauricio Trugilho, abordou o tema "A importância de aproximação com o produtor rural". Na oportunidade, destacou as contribuições de estudiosos como Roberto Briceño-León e Paulo Freire para as práticas educativas a serem desenvolvidas pelo Instituto.

Os participantes também conheceram um pouco mais sobre "Introdução a técnicas de oratória". A palestra, ministrada pela coordenadora da oficina, Eliany d'Ávila, visa instruir os servidores para que os momentos de contato com os produtores possam ser otimizados. “Há dicas quanto aos gestos, tom de voz e comportamento que podem mudar o rumo de uma palestra, por exemplo. Precisamos conhecer nosso público e encontrar meios de nos aproximarmos dele o máximo possível, seja com nossa abordagem inicial, a linguagem utilizada ou mesmo a forma como nos vestimos”, diz Eliany.

Para o engenheiro agrônomo Alisson Rodrigues Nunes, que atua no escritório do Idaf de Alegre, a oficina é importante para que o Instituto possa estabelecer mais proximidade com o produtor. “É preciso quebrar o paradigma de que o Idaf é punitivo. O órgão desempenha um papel fundamental na defesa agropecuária do Estado, trabalhando pelo produtor e pela sociedade em geral”, opina.

À tarde, os profissionais estão tendo a oportunidade de entender um pouco sobre o funcionamento dos veículos de comunicação, com a palestra da jornalista do Idaf, Francine Castro. "É importante que eles estejam preparados para atender a imprensa, pois essa é uma ferramenta importante para fazer com que a informação chegue até o nosso público-alvo que são, em sua maioria, os produtores rurais".




Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Idaf
Francine Castro
Tel.: (27) 3636-3774/ 9946-7504
comunicacao@idaf.es.gov.br
www.idaf.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard