21/03/2013 11h41 - Atualizado em 05/07/2016 17h59

Agrotóxicos e Anemia Infecciosa Equina são temas de palestra em Baixo Guandu

21 de março de 2013

Nesta sexta-feira (22), os produtores rurais de Baixo Guandu terão a oportunidade de participar de uma palestra que abordará os temas agrotóxicos e Anemia Infecciosa Equina (AIE). O encontro é aberto ao público e será realizado na Associação dos Produtores Rurais do Queixada, distrito de Mascarenhas, em Baixo Guandu, a partir das 17h30.

O engenheiro agrônomo do Idaf, Marcio Gama, apresentará aos participantes as principais recomendações técnicas e de segurança para manipulação de produtos agrotóxicos. “Muitos produtores infelizmente não têm o hábito de usar, por exemplo, os equipamentos de proteção individual (EPI), colocando em risco a sua própria saúde. Além disso, é importante estar atento à classificação dos produtos quanto à toxicidade, as condições adequadas do local de armazenamento, o respeito às doses indicadas no receituário agronômico e os cuidados no preparo da solução. A fiscalização do Idaf visa, sobretudo, minimizar ou neutralizar os efeitos prejudiciais dos produtos sobre as pessoas, os animais, alimentos e o meio ambiente”, destaca Marcio Gama.

Outro tema abordado no encontro será a Anemia Infecciosa Equina, que atinge todos os equídeos (cavalos, éguas, mulas, burros, jumentos, pôneis) de qualquer raça, sexo ou idade. A palestra será ministrada pelo médico veterinário do Idaf, Luiz Fernando Pereira Vieira.

“Como o animal atua como fonte de infecção para os demais equídeos e a doença não tem cura, a legislação federal recomenda o sacrifício dos animais doentes, sem indenização ao produtor. Em 2012, quatro propriedades registraram foco da doença em Baixo Guandu, com aproximadamente 40 animais sacrificados. Por isso, entendemos ser importante alertar os produtores quanto às formas de prevenção. A realização de exames periódicos e a participação em eventos agropecuários oficiais, fiscalizados pelo órgão de defesa sanitária, são algumas medidas, que podem minimizar as chances de introdução da doença no rebanho”, explica Luiz Fernando.

Outras palestras deverão acontecer na região ainda no primeiro semestre de 2013. Os interessados podem procura o escritório do Idaf em Baixo Guandu e informarem suas demandas.



Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Idaf
Francine Castro
Tels: (27) 3636-3774/ 9946-7504
comunicacao@idaf.es.gov.br
www.idaf.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard