17/12/2015 14h17 - Atualizado em 05/07/2016 19h02

Agrotóxicos vencidos são retirados de propriedade em Alegre

17 de dezembro de 2015



O Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) recolheu, no início desta semana, aproximadamente 215 quilos e 470 litros de agrotóxicos vencidos. Os produtos estavam em uma propriedade localizada no Distrito do Café, em Alegre.

Segundo o engenheiro agrônomo do Idaf, Ringo Souza Batista, o proprietário esteve no Instituto para informar sobre a identificação dos produtos. “A propriedade foi herdada e os filhos desconheciam a existência desses agrotóxicos, que eram utilizados nas lavouras de café, erradicadas desde 2005. Os produtos estavam armazenados em galpões desativados, que recentemente foram danificados após uma forte chuva. Apenas nesta ocasião, eles foram localizados e o comunicado foi feito ao Idaf de forma proativa”, disse.

Os produtos foram devidamente recolhidos pelo Idaf e, posteriormente, serão encaminhados para destruição pela indústria.

Além dos produtos vencidos, havia muitas embalagens vazias de agrotóxicos, que deverão ser entregues pelo proprietário em uma unidade de recebimento (lojas, postos ou centrais de recebimento).

Receita agronômica

O agrotóxico só pode ser adquirido mediante receita agronômica. Nesse documento, constam orientações de uso, como as doses recomendadas, a hora e a época adequada, os cuidados durante e após as aplicações. Essas medidas contribuem para maior eficiência da aplicação e minimizam ou neutralizam os efeitos prejudiciais dos produtos sobre as pessoas, os animais, alimentos e o meio ambiente.




Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Idaf
Francine Castro
E-mail: comunicacao@idaf.es.gov.br
Telefone: (27) 3636-3774
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard