22 de junho de 2016
Estudantes do Instituto Federal Fluminense (IFF), do campus Bom Jesus do Itabapoana, participaram nessa terça-feira (21), de uma palestra sobre licenciamento ambiental, ministrada pelo engenheiro agrônomo do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), Bruno Campbell de Azevedo.
O encontro reuniu aproximadamente 40 alunos do curso técnico em Meio Ambiente da instituição. Segundo Bruno Campbell, o objetivo foi orientar quanto às exigências legais existentes nos processos de licenciamento que são validados pelo Idaf. “Futuramente, esses estudantes estarão no mercado de trabalho e é essencial que eles já tenham algum conhecimento sobre este campo de atuação. A formação de uma boa base traz benefícios tanto para a instituição quanto para os profissionais e seus eventuais clientes”, explicou o engenheiro agrônomo.
Além da exposição do Idaf, o evento contou com a apresentação do projeto de Desenvolvimento Rural Sustentável em Microbacias Hidrográficas do Programa Rio Rural, por técnicos da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Rio de Janeiro (Emater-Rio).
Em 2015, o Idaf também desenvolveu uma parceria com o IFF, orientando os estudantes quanto à inscrição de imóveis rurais no Cadastro Ambiental Rural (CAR), registro obrigatório, exigido pelo Código Florestal Brasileiro. “Essa proximidade com as instituições de ensino é fundamental, pois temos a oportunidade de levar conhecimentos atualizados aos alunos que, em breve, atuarão como responsáveis técnicos de empreendimentos a serem licenciados”, disse Campbell.
Licenciamento no Idaf
São 23 atividades agropecuárias passíveis de licenciamento junto ao Idaf, conforme Instrução Normativa nº 011 de 23 de outubro de 2014, com destaque para as atividades de secagem mecânica de grãos, despolpamento de café, avicultura, produção de carvão vegetal, entre outras.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Idaf
Francine Castro
Tel: (27) 3636-3774 / 9 9946-7504
comunicacao@idaf.es.gov.br
www.idaf.es.gov.br