22/05/2012 14h53 - Atualizado em 05/07/2016 17h42

Atestado negativo de mormo é exigido para trânsito de equídeos

22 de maio de 2012

Com a ocorrência em Minas Gerais de foco de mormo, doença que atinge os equídeos, o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) irá reforçar a fiscalização do trânsito de animais, atendendo à orientação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Desta forma, em caso de transporte de equídeos para eventos agropecuários (exposições, competições esportivas, feiras, leilões e demais aglomerações) em Estados onde há ocorrência da doença, será obrigatória a apresentação do exame negativo para mormo, dentro do prazo de validade de 60 dias, para obter a Guia de Trânsito Animal (GTA), documento necessário para o trânsito.

Para o ingresso de animais no Espírito Santo, provenientes de estados com registro de mormo, também será obrigatória a apresentação do exame, independente da finalidade do transporte.

O mormo

O mormo, popularmente conhecido como lamparão ou farcinose, é uma doença fatal e contagiosa que atinge os equídeos (cavalos, mulas, asnos e jumentos), causada pela bactéria Burkholderia mallei. Pode apresentar-se na forma respiratória (com secreção nasal e formação de nódulos e ulcerações no aparelho respiratório) ou na forma cutânea (com lesões nodulares e abcessos na pele). Nos cavalos, a doença pode aparecer de forma crônica e sem sintomas aparentes.

A transmissão da doença acontece pelo contato entre animais ou pela inoculação, ingestão e inalação de materiais contaminados.

Zoonose

De acordo com a médica veterinária do Idaf, Adriana Rampinelli, o mormo é considerado uma zoonose, ou seja, pode ser transmitido ao ser humano. “Também por isso é extremamente importante o rigor dos órgãos de defesa sanitária no controle do trânsito desses animais. Em seres humanos, o mormo se manifesta com febre, feridas na pele, inchaço no nariz, pneumonia e abscessos em diversas partes do corpo”, explica Adriana.

Outros documentos obrigatórios para o trânsito de equídeos:
- Exame negativo para Anemia Infecciosa Equina
- Atestado de vacinação contra Influenza Equina ou o declaração de não ocorrência da doença na propriedade de origem nos últimos trinta dias, emitido por médico veterinário.

Estados com ocorrência de mormo: Alagoas, Amazonas, Ceará, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Roraima e Sergipe.



Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Idaf
Francine Castro/ Jória Scolforo
Texto: Francine Castro
Tels: (27) 3636-3774 / 9946-7504
comunicacao@idaf.es.gov.br
www.idaf.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard