29/05/2013 14h32 - Atualizado em 05/07/2016 18h01

Atividades de educação ambiental marcam a programação da Semana do Meio Ambiente em Domingos Martins

29 de maio de 2013

De terça (04) a sexta-feira (07) várias atividades de educação ambiental serão realizadas em Domingos Martins por ocasião do Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no dia 5 de junho. A ação é uma iniciativa do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), Instituto Kautsky, Instituto Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), Batalhão de Polícia Militar Ambiental, Ministério Público, Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan), Secretaria Municipal de Meio Ambiente, entre outros órgãos e entidades.

Na terça, quarta e quinta-feira, das 8h às 15h, o público poderá assistir a diversas palestras, que serão realizadas no CNEC, no Centro de Domingos Martins. Às 8 horas, nesses três dias, o técnico em agropecuária do Idaf, Carlos Henrique Bernardes, falará sobre florestas. "Este é o momento de apresentarmos aos alunos as riquezas que temos nas florestas e a importância e os benefícios em preservá-las. Nosso objetivo é despertar a consciência ambiental desde cedo, formando cidadãos comprometidos com a preservação do meio ambiente", diz Carlos.

Às 15 horas, o tema será "Agrotóxicos", com palestra da engenheira agrônoma Stefânia Canal Sgulmaro. "Sabemos que esse é um assunto polêmico, mas precisamos desmistificar algumas questões e, sobretudo, alertar para a necessidade de que sejam adotados os cuidados na aplicação dos produtos. Muitos desses alunos vivem na zona rural e convivem com essa realidade, por isso, é fundamental que levem para suas famílias o aprendizado que tiverem durante a palestra", explica Stefânia.

Córrego do Gordo

Durante esses dias, das 8h às 17h, os alunos também poderão conhecer o cenário montado no Pavilhão da Igreja Luterana, na praça central da cidade, retratando a situação de degradação ambiental da microbacia do Córrego do Gordo. Também haverá um segundo cenário que mostrará a situação ideal de um córrego limpo e preservado. "É importante fazermos um exercício de reflexão e autocrítica sobre qual a parcela de responsabilidade de cada um nos problemas e também na solução", opina Carlos Henrique.

Na sexta-feira, das 8h30 às 14h, o córrego do Gordo será contemplado com atividades educativas. Os participantes poderão participar da limpeza de um trecho do córrego e plantio de mudas nativas às margens. Também está programada a coleta de sementes e produção de mudas e reintrodução de orquídeas nativas na mata da Reserva Kautsky.

Tels: (27) 3636-3774 / 9946-7504