20/05/2014 10h49 - Atualizado em 05/07/2016 18h54

Cadastro Ambiental Rural é tema de palestra em Santa Leopoldina

20 de maio de 2014



O Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), órgão vinculado à Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), realizou palestra sobre o Cadastro Ambiental Rural (CAR) para aproximadamente 50 produtores de Santa Leopoldina, na última segunda-feira (19). O objetivo do encontro, organizado pelo Ministério Público local, foi informar os participantes sobre o Cadastro, sua importância e obrigatoriedade.

Segundo o palestrante Ademar Espíndula Junior, chefe do Departamento de Recursos Naturais Renováveis do Idaf, é importante conscientizar a população quanto à necessidade de realizar a inscrição. “O Ministério Público, em parceria com a prefeitura e o Sindicato dos Produtores Rurais local, tem buscado auxiliar os proprietários de imóveis rurais a fim de intensificar o cadastro na região. Atualmente, são cerca de três mil propriedades em Santa Leopoldina e, conforme preconizado pelo novo Código Florestal, todas devem obrigatoriamente estar inscritas no CAR”, explica Ademar.

De acordo com normatização federal, publicada recentemente, o prazo para realização do CAR é até maio de 2015. Além disso, a partir de 2017, as instituições financeiras exigirão o cadastro para acesso ao crédito rural.

Novos encontros serão agendados para atender produtores de outras regiões do município.


Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Idaf
Francine Castro
Tels: (27) 3636-3774/ 9 9946-7504
comunicacao@idaf.es.gov.br
www.idaf.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard