18/12/2015 14h14 - Atualizado em 05/07/2016 19h02

Campanha de vacinação contra febre aftosa termina neste domingo

18 de dezembro de 2015

Termina neste domingo (20) a campanha de vacinação contra febre aftosa, coordenada, no Espírito Santo, pelo Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf). Este ano, o prazo da segunda etapa da campanha, que terminaria no dia 30 de novembro, foi estendido em função da crise hídrica que atinge o Estado.

A vacinação é realizada pelos próprios produtores e as vacinas podem ser adquiridas em lojas agropecuárias cadastradas, apenas no período da campanha. A comprovação da vacinação pode ser feita pela internet ou nos escritórios do Idaf.

Comprovação pela Internet: O formulário online estará disponível apenas durante a campanha (até o dia 20 de dezembro) no site do Instituto (www.idaf.es.gov.br). É necessário informar CPF e o número do cupom fiscal de aquisição da vacina. Após a etapa, o formulário não ficará mais disponível no site. Caso tenham ocorrido nascimentos ou mortes no rebanho, é necessário que o produtor rural faça esse registro antes de comprovar a vacinação. A atualização dessas informações também pode ser feita pela Internet se o produtor tiver login e senha de acesso ao Sistema de Integraççao Agropecuária (Siapec).

Comprovação nos escritórios: poderá ser feita até o dia 30 de dezembro, levando a nota fiscal da vacina e a declaração de vacinação preenchida, além de informar nascimentos e mortes ocorridos desde a última atualização cadastral.

Os proprietários que não comprovarem a vacina estão sujeitos a multa, que pode variar de R$ 300 a R$ 27 mil, dependendo da quantidade de animais. Além disso, a propriedade fica impedida de movimentar seus bovinos e bubalinos até que a situação seja regularizada.

Febre aftosa

A febre aftosa é uma enfermidade contagiosa, provocada por vírus e que acomete animais biungulados (de duas unhas), principalmente os bovinos e bubalinos. Os animais contraem o vírus por contato direto com outros animais infectados ou por alimentos e objetos contaminados, entre outras formas de transmissão.



Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Idaf
Francine Castro
E-mail: comunicacao@idaf.es.gov.br
Telefone: (27) 3636-3774
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard