09/08/2012 12h30 - Atualizado em 05/07/2016 17h43

Começa na GranExpoEs o "II Encontro de Integração Agropecuária: Idaf e Municípios"

09 de julho de 2012

Setores ligados à agropecuária e ao meio ambiente capixaba estão reunidos, nesta quinta-feira (09), na GranExpoES 2012 , no Centro de Eventos de Carapina, na Serra, para o “II Encontro de Integração Agropecuária: Idaf e Municípios”, realizado pelo Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf). No encontro será discutida a formação de novas parcerias e o fortalecimento da economia, dos mercados e dos controles sanitário e ambiental.

De acordo com o diretor-presidente do Idaf em exercício, José Luiz Demoner de Almeida, o evento será uma boa oportunidade de aproximação com as secretarias municipais. “Temos uma série de atividades que são realizadas em parceria com as prefeituras. Queremos estreitar nossos trabalhos e prestar informações sobre as atividades do Idaf e as suas respectivas legislações” afirma ele.

O secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli, ressalta que diversas conquistas do Estado, como os 16 anos sem ocorrência da febre aftosa e a expansão da agroexportação, estão relacionadas às ações cotidianas do Idaf na defesa, inspeção e fiscalização dos produtos de origem animal. “O evento promoverá uma maior integração com os municípios, ampliando as possibilidades de atuação do poder público na cadeia produtiva do agronegócio” disse.

Na programação, que segue até as 17h30, constam debates sobre a defesa sanitária animal e o controle do trânsito, o trabalho do Idaf no combate à pobreza rural, a nova lei de terras do Espírito Santo, o licenciamento de atividades agropecuárias, o novo código florestal, a devolução de embalagens vazias de agrotóxicos e o trânsito de vegetais.

Outro tema de destaque será a regulamentação da lei que institui o Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar de Pequeno Porte (Susaf), que está em andamento e possibilitará, mediante diretrizes e regras, a autorização para o comércio intermunicipal dos produtos de origem animal registrados no Serviço de Inspeção Municipal (SIM).

Francine Castro/ Jória Scolforo
Texto: Jória Motta Scolforo