22/11/2012 07h42 - Atualizado em 05/07/2016 17h49

Congresso capixaba de pecuária bovina começa nesta quarta-feira (21)

21 de novembro de 2012




Começa nesta quarta-feira (21), a 4ª edição do Congresso Capixaba de Pecuária Bovina, em Vila Velha, que conta com a participação de mais de 500 pessoas de várias partes do País. A programação conta com conferências, palestras, mesas de debates, mostra científica e minicursos. Também haverá oficialização do Conselho Capixaba da Cadeia Produtiva da Pecuária Bovina, com posse dos membros durante o evento. A abertura será às 19h30min e o congresso segue até sábado (24), no Cine Teatro da Universidade Vila Velha.

Realizado pela Associação Capixaba dos Criadores de Nelore (ACCN), o congresso conta com o apoio da Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), do Instituto

Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf).

O secretário da Agricultura, Enio Bergoli, além de participar da abertura do evento, vai realizar uma palestra de introdução ao cenário pecuário do Espírito Santo, nesta sexta-feira (23), às 9 horas.

Conselho da pecuária bovina

O congresso já se tornou referência na região Sudeste e conquistou o primeiro grande resultado. Após negociação entre o setor da pecuária, foi definitivamente criado o Conselho Capixaba da Cadeia

Produtiva da Pecuária Bovina. O evento marcará a posse dos conselheiros, representando 15 segmentos da cadeia produtiva da carne e do leite, com a finalidade de fomentar, analisar, sugerir e direcionar benefícios ao setor pecuário capixaba.

Pecuária capixaba

O Governo do Estado, em conjunto com vários parceiros, conduz o mais amplo programa de melhoria da qualidade e da produtividade do leite do País, com investimentos públicos em laboratório, núcleos de inseminação, sêmen, resfriadores de leite coletivos, capacitação de pecuaristas, entre outras atividades.

A pecuária leiteira capixaba bateu recorde de produção em 2011, com o total de 451,3 milhões de litros, o que representa 37,6 milhões de litros por mês ou 1,24 milhão de litros por dia.

O número de vacas ordenhadas chega a 350 mil animais, que pertencem a 17 mil produtores de leite. Os principais municípios produtores de leite são Ecoporanga, Linhares, Colatina, Alegre, Barra de São Francisco, Nova Venécia, Presidente Kennedy, Baixo Guandu, Mimoso do Sul e Cachoeiro de Itapemirim.



Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Seag
Léo Júnior
Tel.: (27) 3636-3700 / 9942-9616
leonardo@seag.es.gov.br
Mike Figueiredo
Tel.: (27) 3636-3651 / 9704-2843
mike@seag.es.gov.br
twitter.com/SeagES
facebook.com/SeagES
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard