03/12/2015 09h07 - Atualizado em 05/07/2016 19h01

Conscientização: produtores rurais são orientados quanto aos cuidados no uso de agrotóxicos

03 de dezembro de 2015



Mais uma turma de produtores rurais está sendo capacitada quanto aos cuidados necessários no manuseio e na aplicação dos produtos agrotóxicos. O encontro teve início nessa quinta-feira (03) e se estende até sábado (05), em Jaguaré, em uma ação conjunta do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), do Sindicato Rural Patronal e da Secretaria de Meio Ambiente do município.

Segundo o engenheiro agrônomo do Idaf, Fábio Altoé Marinato, um dos maiores problemas diz respeito à utilização do equipamento de proteção individual (EPI). “Os agricultores ainda têm bastante resistência quanto ao uso da roupa e dos acessórios adequados para realizar a aplicação. Durante os treinamentos, buscamos conscientizá-los de que esse cuidado é primordial para preservar sua saúde”, diz.

Também é importante que o acondicionamento dos produtos agrotóxicos seja feito de forma segura para que não haja risco de contato com crianças ou animais. “A recomendação é que seja um local coberto, ventilado e que não esteja sujeito a inundações. As portas devem ser mantidas fechadas e o piso deve ser impermeável. Recomendamos que o armazenamento seja feito distante de residências, abrigos de animais ou pontos de fornecimento de água”, alerta o engenheiro agrônomo.

O agrotóxico só deve ser adquirido após um diagnóstico feito por um profissional, avaliando a real necessidade de utilização do produto. Caso realmente haja recomendação de uso, é emitida uma receita agronômica com as devidas orientações para preparação e aplicação.

Em 2015, já foram realizados quatro treinamentos deste tema em Jaguaré, totalizando 67 produtores capacitados.


Informações à Imprensa:
Gerência de Comunicação Social da Seag
Daniel Simões
(27) 98849-9814/ (27) 3636-3700

Assessoria de Comunicação da Seag (Assessoria de Comunicação do Incaper, Idaf, Ceasa)
Francine Castro
Texto: Francine Castro
Telefones: (27) 3636-3713
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard