26/09/2012 13h41 - Atualizado em 05/07/2016 17h44

Consulta pública discute novas exigências para eventos agropecuários

26 de setembro de 2012

O Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) abre, nesta quinta-feira (27), consulta pública para análise da nova Portaria, que dispõe sobre o registro de empresas promotoras de eventos agropecuários e normas para o controle sanitário dos animais participantes.

Os interessados podem ter acesso ao documento pelo site do Instituto (www.idaf.es.gov.br). As sugestões e dúvidas devem ser enviadas para o e-mail ddsia@idaf.es.gov.br, até o dia 26 de outubro de 2012. Deverá ser informado nome completo, município, e-mail, telefone e o artigo a que se faz referência.

Uma das principais alterações previstas na Portaria refere-se à necessidade de que promotores de eventos agropecuários contratem um médico veterinário habilitado, que atuará como responsável técnico. Os profissionais deverão ser capacitados para esse fim, cabendo ao Idaf a realização de cursos específicos para atender essa demanda.

A consulta pública busca obter subsídios e contribuições para o documento e podem participar todos os interessados no assunto. Todas as contribuições recebidas serão analisadas tecnicamente pelo Departamento de Defesa Sanitária e Inspeção Animal do Idaf.

Benefícios

Segundo o diretor-presidente do Idaf em exercício, José Luiz Demoner, as previsões de referida Portaria visam reduzir o risco de disseminação de doenças em eventos agropecuários. “Além disso, o Espírito Santo é um Estado livre de febre aftosa e precisamos assegurar a manutenção desse status. Também estamos prezando pela saúde dos milhares de animais que circulam por esse tipo de evento”, explica Demoner.



Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Idaf
Francine Castro/ Jória Scolforo
Texto: Francine Castro
Tels: (27) 3636-3774 / 9946-7504
comunicacao@idaf.es.gov.br
www.idaf.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard