28/05/2013 11h52 - Atualizado em 05/07/2016 18h01

Crédito Fundiário: mais de R$ 90 milhões investidos no Espírito Santo

28 de maio de 2013

Desde que foi implantado no Espírito Santo, em 2003, o Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF) já investiu aproximadamente R$ 94 milhões no Estado. Os recursos foram utilizados para aquisição de terras para pequenos agricultores e investimento em infraestrutura. Para avaliar o ano que passou e repensar as ações do programa para o próximo ano, o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf), em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), realiza nesta terça (28) e quarta-feira (29), a oficina para a elaboração do Planejamento Operativo Anual (POA) do PNCF.

Representantes do Idaf e MDA e ainda da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado (Fetaes) e do Banco do Brasil estão reunidos para identificar oportunidades de melhoria, estabelecer metas e prever as atividades que serão necessárias para levar o programa a um número cada vez maior de famílias.

Durante a abertura, estiveram presentes o delegado do MDA no Espírito Santo, Josean de Castro Vieira, o consultor do Programa, Remilson Nunes Ferreira, também do MDA, o coordenador da Unidade Técnica Estadual (UTE) no Idaf, responsável pelo do PNCF no Estado, Daniel Abreu, entre outros.

Na oportunidade, os participantes também tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o novo Código Florestal, com palestra ministrada pelo engenheiro florestal do Idaf, Isaque Zangirolami.

PNCF

O Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF) é uma iniciativa do MDA que, no Espírito Santo, é gerenciado pelo Idaf por meio da UTE. O programa oferece condições para que os trabalhadores rurais sem terra ou com pouca terra possam comprar imóvel rural por meio de financiamento. O recurso também é usado para investimentos em infraestrutura e acesso a assistência técnica e extensão rural.

De 2003 a 2012, mais de 2.400 famílias foram contempladas pelo PNCF no Estado. São mais de 15 mil hectares de terra, distribuídos em 50 municípios.

Os interessados e que atendam às prerrogativas do Crédito Fundiário podem buscar orientações junto ao Sindicato de Trabalhadores Rurais do seu município ou a própria UTE pelo e-mail ute@idaf.es.gov.br ou pelos telefones (27) 3233-4772 ou 4743.



Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Idaf
Francine Castro
Tels: (27) 3636-3774 / 9946-7504
comunicacao@idaf.es.gov.br
www.idaf.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard