21/08/2014 05h47 - Atualizado em 05/07/2016 18h55

Curso de ovinocultura em Linhares

20 de agosto de 2014

A criação de carneiros representa uma importante fonte de renda extra para o produtor rural. E, com o objetivo de capacitar os produtores a fim de que eles adotem as técnicas adequadas na ovinocultura, está sendo realizado de 19 a 21 de agosto um Curso de Ovinocultura para técnicos e produtores de Linhares e região.

"A ovinocultura é uma área que me atrai bastante. Nós identificamos o potencial no município e, conversando com os produtores, percebemos que o manejo adotado não era adequado, o que gerava prejuízos ao produtor. Por isso, resolvemos propor essa capacitação para que o produtor rural crie certo e consiga mais dinheiro com a atividade", disse Anderson Ribeiro Guasti, médico veterinário do Incaper.

Guasti explica que os carneiros são animais extremamente sensíveis. "As falhas no manejo são as mais variadas. O carneiro não pode tomar chuva, por exemplo. Outra falha comum é alimentar o carneiro com sal mineral bovino. Alguns microminerais podem causar intoxicação nos ovinos. O produtor tem que saber sobre a época certa de vermifugar, precisa saber destas e de outras informações para não deixar os animais morrerem", acrescenta.

Além das discussões técnicas, os participantes também poderão observar na prática a maneira adequada de condução do rebanho, além de realizar pequenos procedimentos que ajudam a garantir a sanidade dos animais. Serão avaliadas ainda as condições dos apriscos, estruturas que servem de abrigo aos carneiros.

Abate inspecionado

No curso, o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) aborda a questão do abate legal de ovinos. “Não adianta criar bem, vender bem, se não garantir a qualidade da carne. O Idaf trata justamente esta questão de não permitir o abate clandestino, e ressalta a importância do frigorífico, de garantir a qualidade do alimento que está sendo produzido”, finalizou o veterinário do Incaper.

O processo de abate deve, obrigatoriamente, ser realizado em estabelecimento regularizado, que conta com o Serviço de Inspeção Oficial (municipal, estadual ou federal). A fiscalização desses locais é baseada em normas, padrões de higiene e leis, que visam a eliminar ou minimizar riscos de contaminação durante a industrialização e manipulação desses alimentos.

O Idaf orienta o consumidor para que verifique sempre a origem da carne que irá adquirir: ela deve ser inspecionada, bem acondicionada e conservada.
O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e a Prefeitura Municipal de Linhares, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, também estão envolvidos no evento.

Curso de Ovinocultura
Data: de 19 a 21 de agosto de 2014