23/04/2013 09h25 - Atualizado em 05/07/2016 17h59

Curso promove aperfeiçoamento em análise de projetos de recuperação florestal no Espírito Santo

23 de abril de 2013



Engenheiros agrônomos e florestais do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) tiveram a oportunidade de participar do treinamento em Restauração Florestal, ministrado pelo professor da Universidade Federal de Viçosa (UFV), Sebastião Venâncio Martins, referência nacional nesse segmento.

O curso ocorreu entre os dias 17 e 19 de abril, na Reserva Natural Vale, em Linhares, capacitando aproximadamente 30 profissionais. O objetivo do encontro foi promover o aperfeiçoamento na prática de análise e acompanhamento de planos e projetos que envolvem recuperação florestal no Espírito Santo.

Para o chefe do Departamento de Recursos Naturais Renováveis do Idaf, Ademar Espindula Junior, o treinamento também foi importante para as avaliações necessárias com a implementação do Cadastro Ambiental Rural (CAR). "Com o CAR, a demanda por vistorias tende a aumentar, por isso, o curso contribui para ampliar o conhecimento da equipe do Instituto que atua nessa área", diz Ademar.

Durante o curso, além do conteúdo teórico, os servidores tiveram a oportunidade de realizar visitas de campo a projetos de restauração florestal.

Segundo o engenheiro florestal do Idaf, Isaque Zangirolami, que participou do curso, essa foi uma ação fundamental. "Existe uma crescente demanda por análise, aprovação, monitoramento e fiscalização de planos de recuperação de áreas degradadas. Com o conhecimento de novas técnicas e o conteúdo apreendido, os profissionais terão mais subsídio para analisar e oferecer novas alternativas para restauração de áreas, por exemplo", disse.

Cadastro Ambiental Rural

O Cadastro Ambiental Rural (CAR) é uma exigência do novo Código Florestal (Lei Federal 12.651/2012), que consiste no registro eletrônico, obrigatório para todos os imóveis rurais (propriedade ou posse) públicos ou privados. O objetivo é integrar as informações ambientais referentes à situação das Áreas de Preservação Permanente (APP), das Reservas Legais, dos remanescentes de vegetação nativa, das áreas de uso restrito e das áreas consolidadas das propriedades e posses rurais do país.



Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Idaf
Francine Castro
Tel.: (27) 3636-3774/ 9946-7504
comunicacao@idaf.es.gov.br
www.idaf.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard