21/10/2015 12h55 - Atualizado em 05/07/2016 19h00

Detecção precoce do câncer é tema de palestra no Idaf

21 de outubro de 2015

Em apoio às campanhas “Outubro Rosa” e “Novembro Azul”, o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) promoveu, na última segunda-feira (19), palestra sobre “Detecção precoce do câncer”. O tema foi apresentado pelo médico cirurgião Maurício Dantas, que atua no Hospital das Clínicas e no Santa Rita.

Mais de 30 servidores participaram da ação, que teve como objetivo conscientizar sobre a importância do diagnóstico precoce da doença.

“Achamos sempre muito importante estimular o debate acerca da prevenção ao câncer e temos contado há anos com a parceria da Associação Feminina de Educação e Combate ao Câncer (Afecc) à época das campanhas do Outubro Rosa e Novembro Azul, a quem agradecemos imensamente. Em 2015, tivemos mais uma palestra muito esclarecedora e ainda mais interativa e agradecemos muito ao Dr. Mauricio Dantas pela disponibilodade” diz a assistente social do Idaf, Josicleia Stelzer Zanelato.

Segundo a servidora Fernanda Nobre, da Seção de Recursos Humanos, a palestra foi muito esclarecedora. “Algumas informações equivocadas sobre a temática do câncer foram desmistificadas e chamou atenção o modo com que o palestrante tratou o assunto, de maneira descontraída e realista”, disse Fernanda.

Campanhas

O mês de outubro é mundialmente marcado pela campanha de mobilização para prevenção do câncer de mama, conhecida como Outubro Rosa, que, no Espírito Santo, é coordenada pela Afecc desde 2010.

De janeiro a agosto de 2015, 680 mamografias deixaram de ser feitas porque as pacientes não compareceram. Essa falta representa 26% das mamografias agendadas. Preocupada em alertar as mulheres para a importância da detecção precoce do câncer de mama, a Afecc adotou o seguinte slogan: "Coloque a mamografia nos seus planos. O câncer de mama tem cura."

O mês de novembro foi escolhido, posteriormente, para ser dedicado às ações relacionadas ao câncer de próstata e à saúde do homem. O câncer de próstata é o segundo que mata mais homens no Brasil, perdendo apenas para o câncer de pele (não-melanoma). Estatísticas apontam que a cada seis homens, um é portador da doença.

Gerência de Comunicação Social da Seag
Daniel Simões
(27) 98849-9814/ (27) 3636-3700

Assessoria de Comunicação da Seag (Assessoria de Comunicação do Incaper, Idaf, Ceasa)