16/05/2012 07h07 - Atualizado em 05/07/2016 17h36

Encontro em Ibatiba marca início oficial da colheita do café arábica no ES

16 de Maio de 2012

O lançamento oficial da campanha para produção de café arábica de qualidade será nesta sexta-feira (18), em Ibatiba, na Microrregião Caparaó. O evento será realizado durante o 10º encontro de produtores de café do município e também comemora o início da colheita do arábica no Espírito Santo.

Durante a atividade, que pretende reunir cerca de 500 pessoas, haverá palestras sobre as tendências do mercado mundial de café, alternativas de pós-colheita para agregação de valor ao café arábica e linhas de crédito rural para agricultura.

Será lançado o concurso municipal de qualidade do café arábica e haverá pronunciamento de autoridades, como o secretário da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), Enio Bergoli, e do diretor presidente do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), Evair Vieira de Melo. Ao final do evento, ocorrerá a colheita simbólica do café arábica.

De acordo com o pesquisador do Incaper e coodenador do Programa Estadual de Cafeicultura, Romário Gava Ferrão, o café arábica no Espírito Santo é compatível com os melhores cafés produzidos no Brasil e no mundo. “Nosso desafio é a busca pela excelência do café arábica, que tem um mercado extremamente exigente”, afirmou Romário.

Para atingir este objetivo, além da campanha para a produção de café arábica com qualidade, realizada há 15 anos, o Incaper conta com o Programa Renovar Café Arábica, que pretende renovar em 100% o parque cafeeiro de arábica.

Serviço:

Evento: Lançamento oficial da campanha para produção de café arábica de qualidade
Data: 18 de maio de 2012
Local: Coração de Eventos (Casa de Eventos). Km 156/BR-262