25/03/2014 05h41 - Atualizado em 05/07/2016 18h44

Equipes de captura de morcegos participam de capacitação em Santa Teresa

25 de março de 2014

Na próxima quinta (27) e sexta-feira (28), aproximadamente 30 profissionais do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), entre médicos veterinários e técnicos, participarão do Curso de Capacitação e Reciclagem para Controle de Morcegos. O treinamento será realizado na Escola Superior São Francisco de Assis (Esfa), em Santa Teresa.

O conteúdo do curso, que terá como foco o controle de morcegos da espécie Desmodus rotundus, será compartilhado com alunos da Esfa e servidores da Secretaria Municipal de Saúde de Santa Teresa.

Segundo o médico veterinário do Idaf, Luiz Carlos Barbosa Tavares, que coordena o Programa Nacional de Controle da Raiva em Herbívoros no Espírito Santo, o objetivo é preparar os servidores para realizar o controle populacional dos morcegos hematófagos, que são os principais transmissores da raiva. “Esse trabalho é feito com a instalação de redes em lugares como entradas de grutas, cavernas e ao redor de currais. Após a captura, é aplicada no dorso dos hematófagos uma pasta com efeito hemorrágico, chamada vampiricida. Como os morcegos têm o hábito de lamberem-se mutuamente, um animal tratado com a pasta provoca a morte de aproximadamente 20 outros membros da colônia, minimizando o risco de disseminação da doença. É importante que os estudantes e os servidores municipais tenham conhecimento de como esse trabalho é realizado pelo Idaf”, explica.

Ao final do treinamento, as equipes de captura deverão definir um cronograma para cadastro e revisão de abrigos em todo o Estado que serão monitorados pelo Instituto.

Tel.: (27) 3636-3774/ 9946-7504