19/06/2012 11h34 - Atualizado em 05/07/2016 17h42

Estados discutem a preservação de biomas brasileiros na Rio +20

19 de junho de 2012

Representantes do Governo do Estado participaram, nesta segunda-feira (18), de um encontro entre secretários e gestores ambientais de todo o país durante a Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), que será realizada até o dia 22 de junho no Rio de Janeiro.

A reunião ocorreu no Parque dos Atletas até as 19 horas. O objetivo foi discutir as propostas entre os estados para o desenvolvimento sustentável de biomas Cerrado, Amazônia e Mata Atlântica, sendo este último o único presente no Espírito Santo.

Em destaque, as questões locais relacionadas às políticas de meio ambiente, diferentes entre os estados e municípios participantes em função de suas características. O evento é promovido pela Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (Abema) e Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente.

Às 11 horas foi realizada a abertura do encontro, que contou com a presença da diretora-presidente do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf), Lenise Menezes Loureiro, do chefe do Departamento de Recursos Naturais Renováveis do Idaf, Eduardo Chagas, do presidente do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) Aladim Fernando Cerqueira e do diretor técnico do Iema, Fernando Aquinoga de Mello.

O debate também abre espaço para a questão da água e aborda a cooperação entre os entes federados para a gestão integrada dos recursos hídricos com base na “Carta em prol do Pacto Nacional pela Gestão das Águas”.

Também no Parque dos Atletas, os participantes da conferência têm a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o Espírito Santo. Vários setores do Governo estão presentes no estande capixaba divulgando suas ações por meio de vídeos, fotos, revistas entre outros. São destaque os programas estaduais: Reflorestar – Programa de Ampliação da Cobertura Florestal, Incluir - Programa Estadual de Combate a Pobreza, o Projeto Energia como Indutor da Sustentabilidade e Inovação e o Águas Limpas.

Comunicação Seama/Iema
Amanda Amaral