24/08/2015 13h59 - Atualizado em 05/07/2016 18h59

Estudantes de Afonso Cláudio e Laranja da Terra são capacitados para elaboração do CAR

24 de agosto de 2015



Mais de cinquenta alunos do Curso Técnico em Meio Ambiente da Escola Estadual Afonso Cláudio concluíram, nesse domingo (23), a capacitação para elaboração do Cadastro Ambiental Rural (CAR), organizada pela equipe do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf).

Na primeira etapa do treinamento, ministrado pelos técnicos do Idaf, Wilians Sacramento e João Marcos Moulin Gamba, os estudantes de Afonso Cláudio e Laranja da Terra receberam orientações sobre como operar o Sistema Integrado de Monitoramento e Licenciamento Ambiental (Simlam), utilizado para realizar os cadastros. “Eles estão no último ano do curso, por isso, é de suma importância que dominem a atividade para que tenham a possibilidade, depois de formados, de atuar como responsáveis técnicos para elaboração do CAR”, diz Wilians.

Na fase prática da capacitação, os estudantes tiveram a oportunidade de realizar visitas a propriedades rurais da região para identificação de pontos georreferenciados e, posteriormente, simularam o efetivo cadastro na plataforma do Simlam.

CAR

No Espírito Santo, o Cadastro Ambiental Rural foi implementado em setembro de 2013. O cadastramento é uma exigência do novo Código Florestal, instituído pela Lei 12.651, obrigatório para todos os imóveis rurais (propriedades ou posses). Mais de 130 mil propriedades deverão ser cadastradas em todo o Estado, com prazo até maio de 2016.


Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Idaf
Francine Castro
Tels: (27) 9 9946-7504
comunicacao@idaf.es.gov.br
www.idaf.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard