27/11/2015 12h55 - Atualizado em 05/07/2016 19h01

Estudantes de Itapemirim são orientados sobre febre aftosa

27 de novembro de 2015




Alunos do 8º e 9º anos da Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Pedro Siqueira, na localidade de Gomes, em Itapemirim, foram orientados na manhã desta sexta-feira (27) sobre a febre aftosa, doença contagiosa, provocada por vírus e que acomete animais biungulados (de duas unhas), principalmente os bovinos e bubalinos. A palestra foi ministrada pelos servidores do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), Giane Kamimura Condi e Douglas Marques Brandão.

Os participantes também conheceram um pouco mais sobre doenças, como raiva, brucelose e tuberculose e outras atividades desenvolvidas pelo Idaf.

Para a diretora da escola, Maria Amélia da Silva Campos, a iniciativa foi produtiva. “Nossos alunos são do campo e carecem desse tipo de informação, afinal, eles repassam as informações para os seus pais. O tema despertou bastante curiosidade dos participantes, que interagiram com os palestrantes e esclareceram dúvidas. É essencial que eles tenham conhecimento sobre a febre aftosa, seus cuidados, as campanhas de vacinação e outras particularidades que até o momento desconheciam. Esperamos que o Idaf traga outros temas para abordar com nosso público”, disse Maria Amélia.

Em setembro, uma equipe do Instituto esteve na Escola Pedro Siqueira falando sobre a raiva animal para alunos do 6º e 7º ano.

Febre aftosa

Os principais sintomas da febre aftosa são perda de peso, febre, menor eficiência reprodutiva e aparecimento de aftas na boca, focinho e tetas dos animais. Os animais contraem o vírus por contato direto com outros animais infectados ou por alimentos e objetos contaminados, entre outras formas de transmissão.


Informações à Imprensa:
Gerência de Comunicação Social da Seag
Daniel Simões
(27) 98849-9814/ (27) 3636-3700

Assessoria de Comunicação da Seag (Assessoria de Comunicação do Incaper, Idaf, Ceasa)
Francine Castro
Texto: Francine Castro
Telefones: (27) 3636-3713

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard