20/11/2012 15h32 - Atualizado em 05/07/2016 17h49

Estudantes de Itarana conhecem os cuidados com a raiva animal

20 de novembro de 2012

Na manhã desta terça-feira (20), estudantes da Escola Baixo Sossego, na comunidade do Rizzi, em Itarana, tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a raiva animal. A palestra “Morcegos e a Raiva” foi ministrada pela médica veterinária do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), Carolina Dadalto Borgo.

Segundo Carolina, é fundamental que crianças e adolescentes também sejam conscientizados sobre o assunto. “A raiva é uma doença grave, de evolução fatal, que pode acometer todos os mamíferos, inclusive os seres humanos. É importante que eles conheçam os cuidados necessários em caso de contato com animais com sintomas da doença, além de comunicarem imediatamente ao Idaf. O Instituto acompanha os casos com suspeita de raiva, realizando o exame para confirmação da doença, além de promover a captura e o controle dos morcegos que se alimentam de sangue”, explica a médica veterinária.



O Idaf conta com o único laboratório do Espírito Santo que realiza diagnóstico da raiva. Os exames são gratuitos e atendem a todos os municípios capixabas.

Em 2010, foram registrados 14 casos positivos para a raiva em Itarana. Em 2011, esse número foi reduzido para dois. Em 2012, até o momento, não houve registros de casos positivos no município.

Durante a palestra, foram abordados temas como a importância das diferentes espécies de morcegos (insetívoros, frutívoros, nectívoros), hábitos dos morcegos hematófagos, transmissão da raiva, sinais clínicos, prevenção (vacinação), entre outros.

Projeto “Pequenos Defensores”

A iniciativa integra o projeto “Pequenos Defensores”, desenvolvido pelo Escritório do Idaf em Itarana, que visa conscientizar crianças e adolescentes quanto às ações de defesa sanitária animal, para que também atuem como defensores, levando informações às suas famílias e contribuindo para o bem-estar no campo.

A palestra “Morcegos e a Raiva” também foi realizada, na última semana, para alunos de quatro a seis anos de idade da Escola José Luiz Meneghel, na zona rural de Itarana.




Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Idaf
Francine Castro/ Jória Scolforo
Texto: Francine Castro/ Janaína Gonçalves
Tels: (27) 3636-3774 / 9946-7504
comunicacao@idaf.es.gov.br
www.idaf.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard