16/11/2015 14h51 - Atualizado em 05/07/2016 19h01

Estudantes de João Neiva são orientados sobre a febre aftosa

16 de novembro de 2015



Na manhã desta segunda-feira (16), aproximadamente 45 alunos e professores da Escola Estadual de Ensino Fundamental Guilherme Baptista, em Acioli, município de João Neiva, participaram da palestra sobre a febre aftosa, realizada pelo Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf).

A iniciativa integra o projeto “Pequenos Defensores”, que visa conscientizar crianças e adolescentes quanto às ações de defesa sanitária animal, para que também atuem como defensores, levando informações às suas famílias e contribuindo para o bem-estar no campo.

Segundo o médico veterinário do Instituto, Fransérgio Rocha de Souza, o objetivo é ampliar essas ações. “Em outubro, foram realizadas palestras abordando a raiva animal e pretendemos, junto com as secretarias de Educação de Ibiraçu, Fundão e João Neiva, trabalhar a questão da educação sanitária de forma contínua nas escolas da região, sobretudo na área rural”, diz Fransérgio.

Febre aftosa

A febre aftosa é uma enfermidade contagiosa, provocada por vírus e que acomete animais biungulados (de duas unhas), como bovinos, bubalinos, caprinos, ovinos, suínos, entre outros. Os principais sintomas da doença são perda de peso, febre, menor eficiência reprodutiva e aparecimento de aftas na boca, focinho e tetas dos animais.

Durante o mês de novembro, acontece a segunda etapa da campanha de vacinação contra a doença. Todos os bovinos e bubalinos devem ser vacinados, obrigatoriamente.




Informações à Imprensa:
Gerência de Comunicação Social da Seag
Daniel Simões
(27) 98849-9814/ (27) 3636-3700

Assessoria de Comunicação da Seag (Assessoria de Comunicação do Incaper, Idaf, Ceasa)
Francine Castro
Texto: Francine Castro
Telefones: (27) 3636-3713
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard