21/03/2012 07h14 - Atualizado em 05/07/2016 17h35

Feira livre de produtos orgânicos na Praça do Papa terá início nesta quarta-feira (21)

21 de março de 2012

O Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), em parceria com a Prefeitura de Vitória, vai inaugurar nesta quarta-feira (21), a quinta feira livre da Grande Vitória especializada na comercialização de produtos orgânicos. A nova unidade funcionará às quartas-feiras no estacionamento da Praça do Papa, em Vitória, a partir das 17 horas.

O novo espaço contará com 22 barracas padronizadas, equipadas com balanças digitais e caixas plásticas para armazenamento e transporte dos produtos. O investimento da Seag na aquisição dos materiais foi de R$ 68,3 mil e a Prefeitura de Vitória arcará com serviços de limpeza, segurança e iluminação para o funcionamento da feira.

“Nosso objetivo é criar cada vez mais espaços de comercialização de produtos saudáveis, capazes de ofertar alimentos de qualidade à população com preços justos e de gerar mais renda e oportunidades no meio rural. As feiras livres são uma boa alternativa, pois elas não têm o papel do intermediário e permitem o contato direto entre produtor e consumidor”, destaca o secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli.

Ao todo 40 produtores de alimentos orgânicos dos municípios de Santa Maria de Jetibá e Iconha vão ocupar o espaço para comercializar aproximadamente 70 itens, com destaque para as hortaliças em geral, frutas, produtos da agroindústria caseira (pães, biscoitos, bolos, doces, geleias). Outro destaque fica por conta das flores e plantas medicinais.

A feira livre de produtos orgânicos é uma estratégia da Seag e parceiros para criar novos espaços e ampliar e produção e a comercialização para os agricultores orgânicos. Comercializar bem estimula o crescimento da produção e a adesão de novos agricultores ao sistema orgânico de produção. Espaços como esse também estabelecem o contato e a venda direta ao consumidor, reduzindo custos de logística e comercialização, fazendo com que os produtos sejam vendidos com preços acessíveis.

Inicialmente, a expectativa de comercialização semanal é de seis toneladas de alimentos orgânicos, gerando um faturamento mensal aos produtores de R$ 104 mil.

Outras feiras livres de orgânicos

Além da nova feira livre de produtos orgânicos que irá funcionar na Praça do Papa, outras quatro trabalham periodicamente na Grande Vitória. São as do Barro Vermelho (Vitória), de Valparaiso (Serra), da Praia da Costa (Vila Velha), e de Campo Grande (Cariacica).

Barro Vermelho (Vitória) – 18 barracas

Funcionamento aos sábados, das 5h às 12 horas

Valparaiso (Serra) – 20 barracas

Funcionamento às terças-feiras, das 17h às 21 horas

Praia da Costa (Vila Velha) – 20 barracas

Funcionamento aos sábados, das 5h às 12 horas

Campo Grande (Cariacica) – 12 barracas

Funcionamento das 5h às 12 horas

Agricultura orgânica capixaba

Atualmente, no Espírito Santo, 200 propriedades rurais estão certificadas para a produção de alimentos orgânicos. Somadas, são aproximadamente quatro mil hectares ocupados com os cultivos, principalmente de olerícolas (250 t/mês), frutas (mil t/mês) e café beneficiado, com oito mil sacas por ano.

“Para 2012, a Seag, em parceria com outras instituições, trabalha para concluir o processo de certificação de outras 100 propriedades. Além destas, mais 1,3 mil propriedades no Estado adotam práticas específicas da agricultura orgânica e possuem potencial para certificação, o que pode ampliar a área de cultivo em 5,4 mil ha e a produção em 2,5 mil t/mês de produtos”, destaca o gerente de Agricultura Orgânica da Seag, Decimar Schultz.

Principais produtos orgânicos do ES

Abobrinha, abóbora madura, agrião, aipim, alface, banana prata, banana da terra, batata doce, batata inglesa, brócolis, cachaça, café, cebolinha, cenoura, chuchu, coentro, couve folha, couve flor, espinafre, ervilha, inhame, laranja, mamão, manga, milho verde, morango, ovo caipira, pepino, quiabo, repolho verde, salsa, tomate e vagem.

Gerência de Informação e Análise/Seag
Léo Júnior