13/04/2012 14h21 - Atualizado em 05/07/2016 17h36

Frigorífico em Muniz Freire é interditado

13 de abril de 2012

O Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf) interditou, nesta sexta-feira (13), um frigorífico, em Muniz Freire, que atuava sem a presença do Serviço de Inspeção Oficial – exigido para o funcionamento de toda indústria de produtos de origem animal.

O chefe do Departamento de Defesa Sanitária e Inspeção Animal do Idaf, Fabiano Fiuza, diz ainda que vários animais encontrados apresentavam lesões na pele, o que indica que não estavam sadios.

“A carne de animais doentes torna-se imprópria para consumo. Nesses casos, o procedimento exigido é a notificação ao serviço veterinário oficial para que sejam adotadas as medidas necessárias, visando ao controle ou erradicação da doença”, explicou.

Serviço de Inspeção Oficial

O Serviço de Inspeção Oficial é a inspeção higiênico-sanitária e tecnológica da produção de alimentos de origem animal, desde o abate até a industrialização. É realizada por médicos veterinários e auxiliada por técnicos especializados, que pertencem ao Governo Federal e Estadual ou aos municípios.

Toda indústria de produtos de origem animal deve ser registrada no órgão competente para poder funcionar no País. A fiscalização desses locais é baseada em normas, padrões de higiene e leis, que visam eliminar ou minimizar os riscos de contaminação durante a industrialização e manipulação desses alimentos.

Não adquira produtos sem os carimbos do serviço de inspeção oficial, presentes nos rótulos dos produtos industrializados ou nas carcaças abatidas.


Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Idaf
Francine Castro/ Jória Scolforo
Texto: Francine Castro
Tels: (27) 3636-3774 / 9946-7504
comunicacao@idaf.es.gov.br
www.idaf.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard