20/04/2012 04h57 - Atualizado em 05/07/2016 17h36

Gestores municipais participam de curso sobre manejo de irrigação

19 de abril de 2012

O Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) e o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) realizam, no período de 24 a 27 deste mês, o curso “Recursos Hídricos e Manejo de Irrigação”. O evento será realizado no Centro de Referência, Pesquisa e Capacitação do Professor de Educação Básica (Cecapeb) Dr. Dirceu Cardoso, em Cachoeiro de Itapemirim.

A ação também conta com a parceria do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) e do Ministério Público do Espírito Santo (MP-ES).

O curso tem o objetivo de aprimorar o conhecimento dos participantes sobre o uso sustentável dos recursos hídricos na irrigação. Serão capacitados técnicos dos escritórios locais do Incaper, das secretarias municipais de Agricultura e consultores que projetam sistemas de irrigação.

Participarão da capacitação, técnicos de 14 secretarias dos seguintes municípios: Afonso Claúdio, Anchieta, Atílio Vivácqua, Castelo, Iconha, Itapemirim, Marataízes, Mimoso do Sul, Muqui, Piúma, Presidente Kennedy, Rio Novo do Sul, Vargem Alta e Venda Nova do Imigrante.

Está é a ultima etapa do curso, que desde outubro de 2011 promoveu quatro capacitações, atendendo aos profissionais de Marilândia, Baixo Guandu, Colatina, Itarana, Laranja da Terra, Linhares, Nova Venécia, Pancas, Pinheiros, Rio Bananal, Santa Teresa, São Gabriel da Palha, São Mateus, São Roque do Canaã, Sooretama, Água Doce do Norte, Águia Branca, Alto Rio Novo, Barra de São Francisco, Boa Esperança, Conceição da Barra, Ecoporanga, Governador Lindenberg, Mantenópolis, Montanha, Mucurici, Pedro Canário, Ponto Belo, São Domingos do Norte, Vila Pavão, Vila Valério, Domingos Martins, Alfredo Chaves, Apiacá, Bom Jesus do Norte, Brejetuba, Conceição do Castelo, Divino de São Lourenço, Dores do Rio Preto, Guaçuí, Ibatiba, Ibitirama, Irupi, Iúna, Jerônimo Monteiro, Muniz Freire e São José do Calçado.

Serviço:

Curso “Recursos Hídricos e Manejo de Irrigação” – Regional.
Cachoeiro de Itapemirim.
Data: segunda (24) a quinta-feira (27).
Horário: Das 8 às 17 horas.
Local: Centro de Referência, Pesquisa e Capacitação do Professor de Educação Básica (Cecapeb) Dr. Dirceu Cardoso. Rodovia ES 482, km 5, Morro Grande, Cachoeiro de Itapemirim/ES.

24/04/2012
13 horas – Credenciamento
13h15min – Solenidade de abertura
13h30min às 17 horas – Exposição teórica
Tema: Dimensionamento e manejo de sistemas de irrigação - Ricardo Silva Batista (Incaper)

25/04/2012
07h30min às 11h30min – Exposição teórica e prática
Tema – Dimensionamento e manejo de sistemas de irrigação - Ricardo Silva Batista (Incaper)
11h30min às 13h – Almoço.
13h às 17h – Exposição teórica e prática

26/04/2012
07h30min às 11h30min – Exposição teórica
11h30min às 13h – Almoço.
13h às 17h – Exposição teórica (duração 02h)

27/04/2012
07h30min às 11 horas – Exposição teórica
Tema – Outorga para captação de água superficial e seus procedimentos - Flávia Salim (Iema)