10/08/2012 08h14 - Atualizado em 05/07/2016 17h43

Governador Casagrande abre oficialmente GranExpoES 2012

10 de agosto de 2012

Em solenidade concorrida, no início da noite dessa quinta-feira (09), no Centro de Eventos Carapina, na Serra, o governador do Espírito Santo Renato Casagrande abriu oficialmente os trabalhos da 36ª Exposição Estadual Agropecuária - GranExpoES 2012.

“Num Estado de base econômica agrícola, em que 61 municípios dependem da atividade ligada ao campo para a sua subsistência, nada mais acertado que mostrar esse trabalho, valorizá-lo e trazer para perto dos capixabas que vivem na Região Metropolitana, para que todos conheçam essa realidade. E, para além disso, oportunizar novos negócios e focar nossos esforços no fortalecimento dessa cadeia são os focos da feira, que já é sucesso garantido no Espírito Santo”, dstacou o governador.

O evento contou com as presenças dos secretários de Estado da Agricultura, Enio Bergoli, de Turismo, Alexandre Passos, do diretor-presidente do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo em exercício, José Luiz Demuner, do secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, Elmiro Nascimento, do presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Espírito Santo (Faes), do superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Neuzedino Alves Victor de Assis, do diretor-superintendente do Sebrae/ES, José Eugênio Vieira, do presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras do Estado do Espírito Santo (OCB/ES), Esthério Colnago, do presidente do Centro do Comércio de Café de Vitória, Luiz Antônio Polese, prefeitos municipais, dirigentes de instituições da agropecuária, agentes públicos, lideranças empresariais e público presente.

Negócio rural

Promovida pelo Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), a feira é o maior e mais importante evento de negócio rural do Estado e o 10º do Brasil. Realizada de quarta-feira (08) até domingo (12), cerca de 120 mil pessoas são esperadas para participar e visitar as 100 atividades programadas. A previsão é de que os negócios realizados e encaminhados atinjam R$ 50 milhões.

O secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli, destacou a integração do setor agropecuário para a realização do evento. “Temos a alegria de estar realizando o maior evento do setor agropecuário capixaba que valoriza nossos agricultores, pecuaristas e pescadores, a quem devemos homenagear. Batemos recordes de produção de café, de investimento em crédito rural e de produção de leite. Com bons resultados como este, promovemos a inclusão social no campo com a parceria de outros órgãos, como da Secretaria de Turismo e da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes)”, declara.

O secretário de Agricultura de Minas Gerais, Elmiro Nascimento, comparou a importância do setor para os dois estados. “Tanto em Minas Gerais quanto no Espírito Santo, cerca de um terço da economia depende do agronegócio. Este é um dos estados mais produtivos do Brasil, por causa do dinamismo do produtor e das ações e programas do Governo do Estado”, considera.

Plano safra

Nesta sexta-feira (10), a GranExpoES 2012 será marcada pelo lançamento do Plano Safra da Agricultura Familiar 2012/2013, às 9 horas, no hall do Fórum de Ciência e Desenvolvimento Rural, instalado no Pavilhão 2. Na sequência, às 10h, o I Fórum Capixaba de Plantas Bioativas discutirá a produção, o cultivo e pesquisas relacionadas a esta cadeia produtiva, que abrange as plantas medicinais, aromáticas, condimentares e nutracêuticas (alimentos funcionais). Para que o público possa entender melhor o potencial das plantas bioativas, uma aula show demonstrará o potencial das plantas medicinais.

No período da tarde, o III Encontro de Empreendedores do Agronegócio, promovido pelo Cedagro, homenageará empresas ou instituições capixabas que se destacaram no setor. A programação desta sexta-feira contará também com minicursos de produção de sabonete artesanal e patchwork, aulas show de decoração floral, simpósio sobre a comercialização de produtos da agricultura familiar no Espírito Santo, atrações culturais e infantis, além da Feira Náutica, Feira dos Municípios, Feira de Máquinas, Exposição de Aquários e Exposição de Flores.

Nas atividades da pecuária, durante todo o dia, até às 22h, serão realizadas na feira concurso leiteiro, exposições e leilões de animais. Os destaques ficam por conta dos ovios, bovinos, eqüinos e caprinos.

A GraExpoES 2012 conta com apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), do Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras do Estado do Espírito Santo (OCB/ES), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), das Prefeituras Municipais da Serra, de Vitória e de Vila Velha, da Federação da Agricultura e Pecuária do Espírito Santo (Faes), do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Espírito Santo (Senar/ES), e de entidades representativas de produtores, criadores e agricultores familiares do Espírito Santo. Conta, ainda, com parceria do Banestes, Bandes, Banco do Brasil, Banco do Nordeste e Unimed Vitória. A realização é da Extrema Eventos, em parceria com o Projeto Águas do Rio Doce.

Serviço:

36ª Exposição Estadual Agropecuária (GranExpoES 2012)
De 08 a 12 de Agosto de 2012
No Carapina Centro de Eventos – Serra/ES