10/07/2012 06h59 - Atualizado em 05/07/2016 17h43

Governador Casagrande visita Feira da Agricultura Familiar

9 de julho de 2012

O governador Renato Casagrande visitou, neste domingo (08), a Feira da Agricultura Familiar e Reforma Agrária do Espírito Santo (Feafes), que está na oitava edição. O evento foi realizado na Praça do Papa, em Vitória, desde a última sexta-feira (6).

Acompanhado do secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli, e do diretor-presidente da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes), Pedro Rigo, o governador visitou os estandes dos agricultores e artesãos e saudou os visitantes da feira.

“A cada ano a Feira cresce e mostra que no campo não se produz somente agricultura, pois temos um artesanato forte e uma grande produção da agroindústria”, considerou. “Nosso governo compreende a importância da agricultura familiar para a economia capixaba e, por isso, desenvolvemos o Programa ‘Vida no Campo’, voltado para esse público”.

A feira

A realização da Feafes é da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Estado do Espírito Santo (Fetaes), com parceria do Governo do Espírito Santo, por intermédio da Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes) e Bandes.

Considerada o grande encontro do campo com a cidade, a atividade concentra diversas associações e cooperativas de produtores rurais de diversos municípios do Estado, para exposição e comercialização de produtos característicos da agricultura familiar capixaba, como café orgânico, frutas, vinhos, licores, doces, pães, flores, verduras, legumes, hortaliças, defumados, artesanatos, comidas típicas, dentre outros.

O resultado positivo foi comprovado pela produtora rural Adriana Rubia Rassele Bazon, de Santa Teresa. “A quantidade de visitantes da feira deste ano foi maior do que no ano passado. Estamos realizando, além de vender os nossos produtos, a divulgação do município. Este é o momento que temos para conversar com os consumidores e ter essa relação mais próxima”, declarou.

Programa ‘Vida no Campo’

Lançado em 2011, o ‘Vida no Campo’ tem por objetivo fortalecer os agricultores familiares e ampliar o acesso às políticas públicas para a inclusão social e produtiva no campo. A expectativa é que o programa contribua no combate da extrema pobreza e proporcione um Espírito Santo com desenvolvimento regionalmente mais equilibrado.

O programa ‘Vida no Campo’ está constituído de 13 projetos estruturantes nas áreas de infraestrutura produtiva, habitação rural, crédito rural, crédito fundiário, assentamentos rurais, titulação de terras, juventude rural, empreendedorismo rural e agroindústria familiar, pesquisa, assistência técnica e extensão rural, aquisição de alimentos, alimentação escolar, agricultura orgânica e produção agroecológica integrada sustentável.

Assessoria de Comunicação da Seag
Leo Júnior