14/01/2013 06h27 - Atualizado em 05/07/2016 17h57

Governo do ES inaugura novas estradas em Itarana e Itaguaçu

11 de janeiro de 2013

Os acessos ao assentamento Ita, em Itaguaçu, e a comunidade de Limoeiro de Santo Antônio, em Itarana, estão pavimentados. O Governo do Espírito Santo inaugurou nesta sexta-feira (11) o asfaltamento das duas estradas rurais municipais. As obras foram realizadas pela Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), dentro do programa ‘Caminhos do Campo’.

Também em Itarana, foi inaugurada a obra de reabilitação da ES 164, no trecho Itarana x Itaraninha, realizada pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER-ES).

“Esses são mais investimentos que confirmamos para contribuir com a melhoria da qualidade de vida das pessoas que vivem no interior do Espírito Santo. O Governo do Estado trabalha de forma organizada para promover o desenvolvimento equilibrado entre as regiões e com parcerias permanentes com os municípios. Para este ano que começa temos a previsão de investir mais de R$ 2 bilhões”, destaca o governador Renato Casagrande.

Além do governador, participaram das solenidades o vice-governador Givaldo Vieira, o secretário de Estado da Agricultura Enio Bergoli, o presidente do Incaper Evair Vieira de Melo, o diretor-presidente do Idaf José Luiz Demoner, o diretor do DER Altamiro Tomás, o prefeito de Itaguaçu Darly Dettmann, o Prefeito de Itarana Ademar Schneider, o prefeito de Baixo Guandu Neto Barros, o deputado Federal Paulo Foleto, os deputados Estaduais Luzia Toledo e Jamir Maline, lideranças da região e agricultores.

As pavimentações nas estradas rurais contemplaram os 4,7 quilômetros do trecho que liga a ES 164 ao Assentamento Ita, em Boa Esperança, em Itaguaçu, e os 6,6 km entre a ES 261 e a comunidade de Limoeiro de Santo Antônio, em Itarana. Os investimentos para a realização das obras foram de R$ 2,3 milhões e R$ 4,7 milhões respectivamente.

“É um dia de festa quando concluímos ações tão importantes como essas, que irão beneficiar tanta gente. Pavimentadas, as estradas facilitam o trabalho diário dos agricultores e geram mais oportunidades. O ‘Caminhos do Campo’ é uma referência de sucesso, pois a pavimentação dos trechos induz o desenvolvimento de novos negócios nas comunidades do interior”, ressalta o secretário da Agricultura, Enio Bergoli.

Somente no município de Itaguaçu, a pavimentação do trecho que antes era de terra batida irá beneficiar cerca de 50 famílias dentro do assentamento e mais 30 famílias que dependem da estrada para escoar produtos e trafegar para outras localidades.

Em Itarana, a estrada rural pavimentada atenderá a três comunidades com cerca de 300 famílias.

Agricultores, Celso Luis Nunes e Anísio Dias dos Anjos comemoraram a chegada do asfalto. “Posso garantir que, comparando o que era com como ficou a estrada, nossa situação melhorou 1000%. Agora podemos ir e vir com segurança e garantias de uma estrada boa. Quando chovia muito era um Deus nos acuda”, destaca o agricultor Celso Nunes.

Trecho Itarana x Itaraninha está reabilitado

Seis meses após autorizar pessoalmente o início das obras de reabilitação da ES 164, no trecho Itarana x Itaraninha, o governador Renato Casagrande volta ao município de Itarana para entregar a nova via à comunidade.

As obras, realizadas pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER-ES) contemplaram um trecho de 870 metros que recebeu novo tratamento de drenagem e pavimentação.

A nova via tem agora duas pistas de rolamento, com 3,5 metros cada, além de faixa multiuso com dois metros, para garantir o trânsito seguro de pedestres e ciclistas, e acostamento de um metro de largura.

“Por se tratar de um trecho eminentemente urbano, temos o cuidado de construir faixa multiuso ao longo da via. Esse espaço, destinado aos pedestres e ciclistas, garante o ir e vir em segurança”, afirmou a diretora-geral do DER Tereza Casotti.

Todos os serviços realizados resultam de um investimento de R$ 874.325,94 do Governo do Espírito Santo.

Programa ‘Caminhos do Campo’

Desde o início do ‘Caminhos do Campo’, em 2005, foram pavimentados aproximadamente 711 km de estradas rurais, totalizando 102 trechos em 51 municípios capixabas, com investimentos na ordem de R$ 240 milhões. Após sete anos, é possível afirmar que a pavimentação de estradas rurais contribuiu para a melhoria das condições de trafegabilidade. Esse modelo, genuinamente capixaba, será reproduzido no Estado de Santa Catarina, devido aos resultados obtidos aqui no Espírito Santo.

Assessoria de Comunicação da Seag
Léo Júnior (27) 3636-3700 / 9942-9616