23/01/2014 13h43 - Atualizado em 05/07/2016 18h20

Governo do Estado entrega títulos de terras em Água Doce do Norte

23 de janeiro de 2013

O Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) realizou, na manhã desta quinta-feira (23), a entrega de 136 títulos de legitimação de terra devoluta no município de Água Doce do Norte. O encontro contou com a presença do governador Renato Casagrande, do secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli, do diretor técnico do Idaf, Eduardo Chagas, entre outras autoridades.


“O objetivo do Governo do Estado é promover a regularização fundiária dos posseiros que ainda não detêm a documentação oficial da terra, para que não tenham mais dificuldades no acesso a projetos sociais e a financiamentos. Além disso, é fundamental que as pessoas tenham segurança jurídica sobre suas terras, para que possam cuidar bem das suas famílias, para que possam viver do campo. A posse da propriedade é qualidade de vida e dignidade, e vamos seguir fazendo sempre mais para quem mais precisa, em todo o Espírito Santo”, destacou o governador Renato Casagrande.

Segundo o secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli, este é mais um passo importante do Programa Vida no Campo. “Com os títulos, as pessoas podem ter acesso às políticas públicas de moradia, crédito e outros programas sociais. Assim, estamos levando cidadania de fato aos moradores de Água Doce do Norte”, disse o secretário.


O diretor técnico do Idaf, Eduardo Chagas, destaca que neste evento o público-alvo beneficiado são os posseiros de imóveis devolutos localizados na sede de Água Doce do Norte. “Cabe lembrar que esse foi um dos municípios atingidos pelas fortes chuvas que ocorreram em dezembro de 2013, que culminou com que o Governo decretasse estado de calamidade para vários municípios capixabas e implementasse políticas públicas de reconstrução para o Estado. A regularização dos imóveis possibilitará aos beneficiários acesso ao Programa “Minha Casa, Minha Vida”, visando obter recursos financeiros para reforma ou construção de suas residências, que porventura tenham sido danificadas pelas enchentes", disse o diretor.



Veículos para trabalhos de campo

Na ocasião, também foram entregues oficialmente os 13 veículos adquiridos pelo Idaf para realização de suas atividades. Dois deles (uma caminhonete L200 e um SUV – EcoSport) serão para atender a região.

“As novas caminhonetes 4x4 auxiliarão nas ações de implantação do Cadastro Ambiental Rural (CAR), uma exigência advinda com o novo Código Florestal brasileiro, e já foram úteis, inclusive, durante o período de chuvas que assolou o Estado, tendo sido utilizadas para identificação de possíveis barragens rompidas ou que colocassem em risco a população ou outras propriedades”, disse Eduardo Chagas.






Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Idaf
Francine Castro
Tel.: (27) 3636-3774/ 9946-7504
comunicacao@idaf.es.gov.br
www.idaf.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard