13/06/2013 12h59 - Atualizado em 05/07/2016 18h01

Idaf apoia capacitação em coleta de leite para agroindústrias familiares de Linhares

13 de junho de 2013

O Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) realizará nesta sexta-feira (14), a capacitação em "Coleta de Leite para análise de contagem de células somáticas (CCS) e contagem total de bactérias (CTB)", em parceria com o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper).

O treinamento, que será realizado na Fazenda Experimental de Linhares, é voltado para dez famílias da região cujas agroindústrias foram selecionadas para acompanhamento como unidade de referência, servindo de modelo de produção e gerenciamento para outros agricultores familiares.

O treinamento será ministrado pelos médicos veterinários do Idaf, Thiago Farias e Priscila Scofano, que atuam no Laboratório de Qualidade do Leite do Idaf.

Segundo Thiago Farias, é fundamental que essas famílias conheçam as boas práticas de produção. "Os cuidados no manejo no momento de retirada do leite podem evitar a contaminação do produto e também problemas para o animal, como a mastite. A intenção é orientar para que tenham condições de oferecer um alimento saudável aos consumidores e, com isso, gerar renda de forma responsável. Além de identificar o leite de melhor qualidade, as análises possibilitam a correção de eventuais problemas, como ordenha, acondicionamento e resfriamento do leite, proporcionando melhor qualidade do produto e de seus derivados", diz.

Desenvolvimento da Cadeia Produtiva do Leite

A capacitação é uma das metas do projeto "Desenvolvimento da Cadeia Produtiva do Leite por meio da promoção das agroindústrias familiares de Linhares e São Mateus", coordenado pelo Incaper.

Segundo o diretor técnico do Incaper, Aureliano Nogueira da Costa, mais de quarenta famílias já receberam capacitação em "Sanidade do Rebanho", "Qualidade do Leite" e "Produção de Derivados do Leite".

As agroindústrias que participarão do treinamento estão devidamente registradas no Serviço de Inspeção Municipal, como preconiza a legislação quanto ao funcionamento das indústrias de produtos de origem animal.


Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Idaf
Francine Castro
Tel.: (27) 3636-3774/ 9946-7504
comunicacao@idaf.es.gov.br
www.idaf.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard