11/06/2013 05h32 - Atualizado em 05/07/2016 18h01

Idaf apoia projeto de combate à pobreza rural em Divino São Lourenço

10 de junho de 2013

O Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) participou, na última sexta-feira (07), de um projeto que vem sendo desenvolvido pelo Centro de Referência em Assistência Social (Cras) de Divino São Lourenço. O médico veterinário do Instituto, Carlos Nogueras Martins, ministrou palestra sobre a importância da inspeção dos produtos de origem animal para aproximadamente 25 produtores rurais.

Segundo Carlos, o CRAS está implantando um projeto de combate à pobreza rural que inclui a organização de uma feira municipal para que os produtores possam vender seus produtos e aumentar a renda familiar. "Temos orientado os líderes das comunidades locais e associações do município para que comercializem em conformidade com as exigências sanitárias, prezando pela qualidade do alimento que será oferecido. Muitos realmente desconhecem os riscos que produtos não inspecionados podem oferecer à saúde do consumidor. Divino São Lourenço tem uma população bastante reduzida, são pouco mais de 4.500 habitantes, e acredito que essa oportunidade será importante para a economia local", explica.

Serviço de Inspeção Oficial

A produção de alimentos de origem animal deve contar, obrigatoriamente, com o Serviço de Inspeção Oficial, que é a inspeção higiênico-sanitária e tecnológica, realizada por médicos veterinários e auxiliada por técnicos especializados, que pertencem aos governos federal, estadual ou municipal.

Para comercializar os produtos interestadual ou internacionalmente, é necessário contar com o Serviço de Inspeção Federal (SIF). Para o comércio dentro do Estado, é necessário o Serviço de Inspeção Estadual (SIE). Já para a comercialização dentro do município, os produtos podem ser fiscalizados pelo Serviço de Inspeção Municipal (SIM).

Tel.: (27) 3636-3774/ 9946-7504