30 de novembro de 2012
O Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) apreendeu mais de 3.600 quilos de banana em Ibatiba, que estavam sem o Certificado Fitossanitário de Origem (CFO), documento obrigatório para o transporte da fruta no Estado. A apreensão ocorreu na tarde dessa quinta-feira (29).
A carga, proveniente da localidade de Pouso Alto, zona rural de Ibatiba, será destruída por representar risco de disseminação de doenças, como a sigatoka negra. O engenheiro agrônomo do Idaf, Alaert Zini Júnior, explica que a Portaria Estadual nº 007-R preconiza a destruição dos produtos em caso de irregularidades. A penalidade do produtor é a perda da carga, não ocorrendo outro tipo de sanção.
“O transporte sem a devida documentação nos impede de identificar a origem e atestar a sanidade do produto, por isso, nesses casos, a legislação prevê a destruição da carga para evitar que possíveis doenças afetem as lavouras capixabas”, explica Alaert.
Sigatoka negra
A sigatoka negra, considerada uma das mais graves doenças da bananeira no mundo, é causada por um fungo, que pode afetar tanto a qualidade dos frutos quanto a produtividade da cultura.
O engenheiro agrônomo do Idaf, Chefe do escritório local de Iúna-ES, alerta que mesmo o Espírito Santo sendo reconhecido como área livre da doença, a adoção de medidas preventivas é fundamental para evitar que ela atinja o Estado.
Certificado Fitossanitário de Origem
Para a emissão do CFO ou CFO Consolidado (CFOC) é necessário contratar um Responsável Técnico (engenheiro agrônomo habilitado para emissão de CFO/CFOC que deverá cadastrar a propriedade ou estabelecimento junto ao Idaf como Unidade de Produção (UP) ou Unidade de Consolidação (UC). O Certificado só pode ser emitido a partir dessas Unidades cadastradas no órgão estadual de defesa sanitária e monitoradas por um responsável técnico que possa atestar sua sanidade.
A inspeção e certificação do material a ser transportado são realizadas ainda na propriedade ou nos locais onde os produtos são beneficiados ou embalados.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Idaf
Francine Castro/ Jória Scolforo
Texto: Francine Castro
Tels: (27) 3636-3774 / 9946-7504
comunicacao@idaf.es.gov.br
www.idaf.es.gov.br