17/04/2014 11h34 - Atualizado em 05/07/2016 18h45

Idaf apreende pescado em Pedro Canário

17 de abril de 2014



O Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) apreendeu, durante blitz realizada em Pedro Canário, mais de 100 quilos de siri desfiado e 240 quilos de tilápia em situação irregular. A apreensão ocorreu na última quarta-feira (16).

Segundo o técnico do Idaf, João Carlos Bis, responsável por coordenar a ação, o siri estava sendo transportado sem a documentação sanitária oficial obrigatória, que permite verificar as condições higiênico-sanitárias da produção de alimentos de origem animal. “Os produtos vinham de Nova Viçosa (BA) e seriam comercializados em Vitória, entretanto, sem o registro no Serviço de Inspeção Oficial não há como comprovar se os alimentos estão aptos ao consumo. Por isso, a carga foi destruída”, explica João Bis.

A tilápia, proveniente de Linhares, estava sendo levada para o comércio de Pedro Canário e não para um entreposto de pescado devidamente inspecionado, como exige a legislação. A carga também foi destruída.



Os responsáveis pelos produtos foram autuados pelo Idaf. O valor das multas ainda não foi definido.

Educação Sanitária

Durante a blitz, que também aconteceu em Pinheiros, foi realizado trabalho de orientação aos motoristas. Aproximadamente 12 profissionais do Idaf, entre médicos veterinários e técnicos agrícolas, participaram da ação, que abordou cerca de 100 veículos.




Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Idaf
Francine Castro
Tel.: (27) 3636-3774
comunicacao@idaf.es.gov.br
www.idaf.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard