03/12/2013 14h01 - Atualizado em 05/07/2016 18h20

Idaf apresenta resultados no Seminário Nacional de Regularização Fundiária em Salvador

03 de dezembro de 2013

Representantes do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) apresentarão painel durante o Seminário Nacional de Regularização Fundiária, que começa nesta terça-feira (03) e se estende até sexta-feira (06), em Salvador (BA), promovido pela Secretaria de Reordenamento Agrário do Ministério do Desenvolvimento Agrário (SRA/MDA) em parceria com a Associação Nacional dos Órgãos Estaduais de Terra (Anoter).

O chefe do Departamento de Terras e Cartografia do Idaf, Robson de Almeida Britto, e o chefe da Seção de Geografia e Cartografia do Idaf, Vailson Schineider, apresentarão na quarta-feira (04), às 15h30, o trabalho de fotocadastro e titulação de terras devolutas que vem sendo desenvolvido nos municípios de Água Doce do Norte, Vila Pavão, Ecoporanga, Barra de São Francisco e Mantenópolis, por meio de convênio firmado com o MDA. “Também será mostrada a interface desse serviço com o Cadastro Ambiental Rural (CAR), recentemente implantado no Estado e coordenado pelo Departamento de Recursos Naturais Renováveis do Idaf. Esta será uma excelente oportunidade de conhecer as experiências de outros estados e incorporar novas metodologias para otimizar o programa do governo capixaba”, diz Robson Britto.

Para Vailson Schineider, o CAR é uma importante ferramenta, pois além de aperfeiçoar a gestão e a fiscalização ambiental nos imóveis rurais, traz informações importantes para a construção da malha fundiária estadual, disponibilizando os limites dos imóveis rurais e respectivos títulos de propriedade. “A experiência do Idaf em conjugar a regularização fundiária com o CAR tem sido referência para o governo federal, pois é um dos poucos Estados que concentra tais atividades num único órgão”, explica Schineider.

O Seminário

O objetivo do seminário é promover um balanço das ações de regularização fundiária no âmbito federal e estadual, além de propiciar maior articulação entre os diversos atores públicos e da sociedade civil organizada que tratam dessa temática, bem como apresentar as inovações relacionadas ao Sistema Nacional de Cadastro Rural (SNCR), Sistema Integrado de Gestão Fundiária (SIGEF), CAR e as interfaces desses sistemas como Cadastro Nacional de Imóveis Rurais (CNIR).


Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Idaf
Francine Castro
Tels: (27) 3636-3774 / 9946-7504
comunicacao@idaf.es.gov.br
www.idaf.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard