25/09/2014 05h16 - Atualizado em 05/07/2016 18h55

Idaf comemora Dia do Estagiário com show de talentos

24 de setembro de 2014

Os estagiários do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) participaram, na última segunda-feira (22), da programação organizada por ocasião do Dia do Estagiário, comemorado no dia 25 de setembro.

A psicóloga do Idaf, Flávia de Melo dos Santos, explica que foi realizado o evento “Estagiário de Talento” para que os participantes demonstrassem aptidões como dançar, cantar, tocar algum instrumento musical, entre outras. “Nesse sentido, os estudantes tiveram uma oportunidade ímpar de apresentar suas habilidades comportamentais no desenvolvimento do estágio, o que corrobora para uma aprendizagem muito além do conhecimento técnico, mas principalmente para o desenvolvimento de competências comportamentais que são fundamentais para inserção futura de sucesso no âmbito profissional, assim como na formação de cidadãos comprometidos”, diz.

A atividade contou com a presença dos supervisores de estágio, que puderam conhecer melhor esse grupo. Para a assistente social do Instituto, Josicleia Stelzer Zanelato, “essa é uma forma de prestigiarem e valorizarem talentos de seus estagiários que normalmente passam despercebidos no cotidiano da supervisão de estágio.”

O Idaf conta, atualmente, com 25 estagiários, que atuam no Escritório Central do Instituto, em Vitória, no Departamento de Diagnóstico Laboratorial, em Cariacica, e no Escritório Regional do Instituto, em Nova Venécia.

Talentos

O estudante Gabriel Rodrigo Celestino, de 19 anos, mostrou um pouco do seu talento musical, cantando acompanhado do colega Julio Cesar da Silva Santos, no violão. “Além do entretenimento e diversão, este é um momento de reflexão sobre aprendizado e experiência de vida que é o estágio. Estou na Comissão de Licenciamento Ambiental do Idaf há sete meses e tem sido uma experiência profissional muito importante para mim”, diz Gabriel, que cursa o 5º período de Engenharia Ambiental.

Jaiany Andrade Teofilo dos Reis, estagiária no Departamento Financeiro há três meses, também entrou no ritmo ao interpretar Marisa Monte com o apoio dos colegas Jennifer Soares Nogueira e Rusley Silva Santos. “Gosto muito de cantar e dançar. Foi legal ter oportunidade de expressar isso durante o evento e ainda interagir com os outros estudantes e descobrir os talentos”, diz.

Programa Jovens Valores

Estudantes do ensino técnico, médio e superior podem se candidatar a uma vaga de estágio em diversos órgãos da Administração Pública Estadual. Atualmente, o Programa Jovens Valores é uma chance de aprendizado e estímulo profissional para mais de 2.700 jovens.

Para participar do programa, o estudante deve estar matriculado e frequentando as aulas, possuir mais de 16 anos, não estar empregado e não ter outro vínculo de estágio. A bolsa é de R$ 570,44 para uma carga horária de 20 horas semanais. O Programa Jovens valores possui critérios de classificação como participação em programas sociais e de dados da escola onde estiver matriculado (índice de evasão escolar e desempenho no Enem).

As inscrições para o programa são realizadas prioritariamente no site do Programa Jovens Valores (www.jovensvalores.es.gov.br) e também nas Ações Integradas pela Cidadania promovidas pelo Estado Presente.

Tels: (27) 3636-3774/ 9 9946-7504