06/03/2013 11h13 - Atualizado em 05/07/2016 17h57

Idaf e CREA-ES buscam intensificar qualificação dos profissionais

5 de março de 2013

O Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf) e o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado do Espírito Santo (Crea-ES) buscam estreitar, ainda mais, as parcerias entre os órgãos. O primeiro passo foi uma reunião realizada nesta segunda-feira (4) com o diretor-técnico do Instituto, Eduardo Chagas, e o presidente do Conselho, Helder Paulo Carnielli.

Segundo Chagas, o objetivo foi apresentar a nova diretoria do Idaf, que foi modificada este ano, e estreitar a parceria com o Crea-ES. “Esse contato com o Conselho é fundamental para fortalecer a qualificação tanto dos nossos servidores, já que temos muitos engenheiros no quadro técnico, quanto dos consultores autônomos que atuam nos empreendimentos licenciados ou autorizados pelo Idaf e, por isso, sempre apresentam uma interface com o nosso trabalho”, diz.

Alguns dos temas que devem ser abordados nos treinamentos ainda este ano são Licenciamento Ambiental e Geoprocessamento, com foco no Sistema Integrado de Monitoramento e Licenciamento Ambiental (Simlam).

Receituário agronômico digital

Na oportunidade, Helder Carnielli propôs parceria para implementação do receituário agronômico digital para fortalecimento do controle no uso de agrotóxicos no Estado.

“Será uma ferramenta, sem dúvida, a servir de referência nacional. A ideia é que tenhamos uma base de dados, que permita vincular o cadastro do produtor rural aos dados da compra, como princípio ativo, dosagem, área, cultura e tipo de praga a ser combatida”, afirmou Carnielli.

Tels: (27) 3636-3774/ 9946-7504