01/10/2012 14h27 - Atualizado em 05/07/2016 17h48

Idaf e Senar debatem sanidade animal no Espírito Santo

1º de outubro de 2012

A partir desta terça-feira (02), o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), dará início a uma série de palestras sobre sanidade animal, voltada para os integrantes dos sindicatos rurais do Estado.

Segundo o chefe do Departamento de Defesa Sanitária e Inspeção Animal do Idaf, Fabiano Fiuza, esses encontros são fundamentais para que os trabalhadores esclareçam dúvidas sobre legislação e procedimentos. “A aproximação do Instituto com os trabalhadores rurais é essencial para que possamos desenvolver um trabalho orientativo. Muito mais do que punir, nossa missão é proteger o Estado, prezando pela defesa sanitária animal”, explica Fiuza.

Para o superintendente do Senar, Neuzedino Alves Victor de Assis, a sanidade animal é de grande importância para a segurança alimentar. “O produtor rural está cada vez mais consciente de sua responsabilidade em fornecer alimentos saudáveis à sociedade, mas para controlarmos ou mesmo erradicarmos as zoonoses precisamos nivelar o conhecimento com as prefeituras, cooperativas, sindicatos rurais, indústrias e associações. Nesse sentido, é fundamental a parceria com o Ministério da Agricultura, a Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), o Idaf, o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e os sistemas FAES/Senar/Sindicatos Rurais e OCB/Sescoop”, diz Neuzedino.

Inquérito epidemiológico da brucelose e tuberculose


Um dos temas apresentados aos produtores rurais será o inquérito epidemiológico da brucelose e tuberculose bovina, que está sendo realizado no Espírito Santo pelo Idaf. O trabalho ocorrerá nos 78 municípios do Estado, em 636 propriedades sorteadas aleatoriamente.

O apoio dos produtores, permitindo que os profissionais do Instituto realizem os exames nos animais de sua propriedade, é fundamental para definir melhor as diretrizes e políticas de defesa agropecuária no Estado.

A anemia infecciosa equina e o trânsito de animais também estão entre os temas que serão abordados durante a apresentação.

Programação




Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Idaf
Francine Castro/ Jória Scolforo
Texto: Francine Castro
Tels: (27) 3636-3774 / 9946-7504
comunicacao@idaf.es.gov.br
www.idaf.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard