07/12/2012 13h40 - Atualizado em 05/07/2016 17h56

Idaf e Senar orientam sobre aplicação de agrotóxicos

7 de dezembro de 2012

A partir da próxima segunda-feira (10), o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) promove o curso “Aplicação de Agrotóxicos”, em Jaguaré, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e o Sindicato Rural Patronal do município.

O curso, que se estende até quarta-feira (12), na comunidade de Fátima, tem como objetivo apresentar algumas previsões da legislação sobre agrotóxicos e alertar os produtores rurais para as medidas de proteção que devem ser adotadas, como técnicas de calibração dos equipamentos para evitar excesso de pulverização, além de velocidade, forma e melhor horário de aplicação.

“O curso busca levar informações visando à saúde do trabalhador, à proteção do meio ambiente e, ainda, a redução do uso de agrotóxicos e maior eficácia na aplicação, oferecendo um produto final com maior qualidade. Manipular o agrotóxico em locais ventilados e proteger-se com os Equipamentos de Proteção Individual, por exemplo, são alguns cuidados que precisam ser adotados”, explica o engenheiro agrônomo do Idaf, Fábio Altoé Marinato.

Inscrições

Os interessados em participar devem inscrever-se diretamente na Sede do Sindicato Rural Patronal de Jaguaré, localizada na Rua João Paris, nº 31, Centro.

Fique atento: cuidados antes da aplicação

- Faça uma revisão do equipamento de aplicação. O pulverizador deve estar livre de resíduos de produtos da aplicação anterior.
- Verifique as condições de vedação da tampa, das conexões das mangueiras e gatilho.
- Verifique se o bico é o mesmo recomendado para a aplicação a ser realizada e se o seu orifício está alterado.
- Jamais utilize equipamentos com defeito ou vazamento e nunca desentupa o bico do pulverizador com a boca.
- Verifique a vazão do seu pulverizador. Caso não saiba, consulte um engenheiro agrônomo.
- Não coma, beba ou fume durante a aplicação.



Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Idaf
Francine Castro/ Jória Scolforo
Texto: Francine Castro
Tels: (27) 3636-3774 / 9946-7504
comunicacao@idaf.es.gov.br
www.idaf.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard